ESTUDE NA UNIT
MENU

Entenda a importância de ter um grupo de estudos no EAD

Estudar em grupo oferece muitas vantagens que nem sempre existem ao fazer isso sozinho no EAD. Professor Tutor explica quais são e como montar um

às 18h58
Professor tutor EAD, Alan Farias
Professor tutor EAD, Alan Farias
Compartilhe:

É normal que alguns alunos sintam falta de trocar experiências e de se relacionar com outros colegas durante o Ensino a Distância (EAD). Por isso, os grupos de estudos online apresentam uma solução para esses problemas e trazem vantagens para os alunos. 

Pensando nisso, o professor tutor da Unit EAD, Alan Farias, trouxe algumas dicas de como montar um grupo de estudos e obter êxito durante o aprendizado, confira:

De acordo com o professor, para criar um grupo de estudos eficiente é necessário atentar-se a alguns pontos como: “estipular um número máximo de membros, isso irá influenciar na organização, definir de forma clara o local/canal do encontro, estabelecer dias fixos para as reuniões, objetivando criar uma rotina que funcione”, pontua.

Como manter a disciplina

Para que o grupo dê certo é necessário que se tenha disciplina. Para que isso aconteça é preciso seguir algumas regras. 

“Faça monitoramento da presença e participação dos membros. Estabeleça limites de faltas e justificativas aceitáveis. Caso seja verificado a falta de comprometimento com o grupo, é interessante conversar com o membro e verificar seus motivos. Se a falta de comprometimento persistir, é necessário fazer o desligamento do membro”, ressaltou o professor.

Planejamento e fluxos de estudos claros e objetivos também contribuem com isso. É preciso definir um objetivo para o grupo e seguir em sua direção.

Vantagens de grupo de estudos no EAD

O grupo de estudos além de ajudar a absorver melhor o conteúdo aprendido em sala de aula, contribui com o comprometimento com mais afinco. 

“O EAD por si só trabalha a autonomia do aluno e isso é um grande diferencial no mercado acadêmico/profissional. A principal vantagem do grupo de estudos EAD além da facilidade logística (evita deslocamentos) é a possibilidade de agregar no mesmo grupo pessoas de diferentes regiões e culturas. Sendo essa diversidade muito rica para a construção do conhecimento”, diz o professor.

Para Alan, o aprendizado é potencializado porque no grupo de estudos os alunos têm a oportunidade de debater e também de compartilhar seus conhecimentos com os demais, sendo essas práticas decisivas para um processo de aprendizagem.

“Mesmo tendo como principal característica o uso de recursos tecnológicos durante o processo de formação do aluno EAD, as habilidades de relacionamento interpessoal também precisam ser trabalhadas, a vivência no grupo de estudos potencializa e complementa o conteúdo da formação teórica, fazendo com que o aluno desenvolva de forma prática liderança, organização, escrita, gestão de tempo, trabalho em equipe e oratória”, finaliza.

Leia também: Entenda o que são metodologias ativas e como elas são aplicadas no EAD

Compartilhe: