ESTUDE NA UNIT
MENU

Professora da Unit explica vantagens em realizar uma segunda graduação

Com a constante mudança do mercado de trabalho é essencial investir em conhecimento, principalmente quem almeja novos cargos ou o crescimento do salário

às 15h42
Professora tutora, Mirilene Rodrigues
Professora tutora, Mirilene Rodrigues
Compartilhe:

O mercado de trabalho está se transformando constantemente, em vista da chamada era digital, que fez surgir novas profissões, reinventando ou até mesmo eliminando antigas ocupações. Cursar uma segunda graduação oferece mais oportunidades no competitivo mercado de trabalho, com a possibilidade de mudança de carreira, alinhada à busca pela realização pessoal. 

A professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Mirilene Rodrigues, conta que realizar uma segunda graduação, além de disponibilizar aprofundamento na área de atuação ou em áreas correlatas, com atualização de competências, pode ampliar as possibilidades de atuação sem abrir mão dos conhecimentos já adquiridos. 

“Sem sombras de dúvidas, fazer uma segunda graduação vale muito a pena! Considerando que, a segunda graduação pode complementar a formação inicial, como também criar oportunidades e possibilidades inéditas, abrindo e expandindo novas portas para a atuação profissional. Sem esquecer que, o aluno na segunda graduação já mais experiente, consegue absorver melhor os conteúdos, no processo de ensino aprendizagem”, explica.

Entretanto, é preciso levar em consideração alguns quesitos antes de iniciar essa etapa para que não haja arrependimento após a decisão. “O aluno precisa ter em mente um plano de carreira. Saber o que é mais importante neste aspecto, seja de imediato e/ou a longo prazo, saber as perspectivas de crescimento do setor a qual busca o novo curso. Refletindo também sobre as prioridades e interesses de mercado. Tendo em vista que, a escolha do curso deve estar alinhada aos objetivos profissionais e perspectivas de crescimento do mercado profissional”, diz a professora.

Ainda de acordo com Mirilene, o mercado de trabalho valoriza muito o tipo de perfil de aluno que possui mais de uma graduação, principalmente ao considerar que é mais vantajoso para as empresas ter profissionais com múltiplas habilidades para contratar mais gente para realizar diferentes funções. “A interdisciplinaridade é uma forte tendência nas mais variadas dimensões. Afinal, um bom currículo demonstra que a pessoa busca uma formação continuada e procura se manter atualizada diante das novas demandas e processos corporativos”, infere.

Segunda graduação na modalidade EAD

Para quem não tem tempo de conciliar o trabalho com a segunda graduação, a modalidade de Educação a Distância (EAD) torna esse sonho realidade. “No ensino a distância, o aluno pode aumentar seu escopo acadêmico no âmbito teórico e prático, a qual dentre as quais conta com maior flexibilidade e autonomia no processo de estudo. Tendo suporte técnico, especializado e individualizado dos professores, pelo espaço virtual de aprendizagem”, aponta.

O aluno que opta por uma segunda graduação garante inúmeros diferenciais. “Temos como exemplo a ‘bagagem’ teórico e técnica; a maturidade profissional, que é uma das características mais exigidas no mercado de trabalho atual; tornar-se um profissional habilitado a realizar multitarefas, desempenhando bem várias funções sem gerar custos operacionais para empresa, são significativos diferenciais da concorrência. Como podemos observar sem dúvidas, um profissional que tem duas graduações no currículo sairá na frente nos processos seletivos e na esfera profissional em geral”, finaliza.

Leia também: EAD cresce em ritmo acelerado desde o primeiro ano pandêmico

Compartilhe: