ESTUDE NA UNIT
MENU

Quer cursar Pedagogia a distância? Conheça a graduação

A Pedagogia é essencial na compreensão da escola como um órgão complexo que tem como função a promoção da educação na cidadania

às 17h33
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Ao contrário do que muitos pensam, o papel do profissional de Pedagogia na sociedade não se limita apenas a ensinar conteúdos escolares ou preparar alguém para o mercado de trabalho. Esse profissional também é responsável por formar cidadãos críticos, que possam refletir sobre a realidade com a finalidade de transformá-los em seu âmbito social, político e pessoal. 

Dessa forma, é importante estar sempre atualizado sobre as demandas atuais e buscar se especializar na área para se destacar no mercado de trabalho, realizando, assim, uma boa graduação. No curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit), o aluno é preparado da melhor forma para atender as necessidades da sociedade.

A melhor parte, é que além da graduação ser disponível na modalidade presencial, ela também pode ser encontrada no formato de Educação a Distância (EAD), alternativa escolhida por aqueles que buscam autonomia, independência nos estudos e flexibilidade. A coordenadora operacional do curso de Pedagogia da Unit, Catharine Prata, explica as vantagens em realizar esse curso. 

“O aluno tem várias oportunidades de desenvolver pesquisa. Há na instituição, editais que são abertos regularmente e que proporcionam ao aluno contato com o mundo acadêmico, como editais de pesquisa, editais de extensão, monitoria, eventos acadêmicos nacionais e internacionais. A Unit também possui programas de pós-graduação com reconhecimento nacional, temos mestrado e doutorado em educação”, aponta.  

Catharine ainda chama atenção dos licenciados para que sigam a carreira acadêmica. “A formação continuada produz saberes científicos, pedagógicos, docentes. Dedicar-se ao trabalho acadêmico, fortalece o pensamento crítico e reflexivo, desta forma o professor desenvolve pesquisas que visam à solução de problemas sociais”, infere.  

Sobre o curso

O curso de Pedagogia EAD da Unit dura, em média, quatro anos, onde o aluno consegue entender melhor sobre o processo de aprendizagem e de ensino, além de se relacionar com a pesquisa na área educacional, com a gestão, organização e funcionamento dos sistemas e instituições de ensino.

A Unit disponibiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fácil de usar, onde os estudantes vão encontrar livros em PDF e videoaulas, fazer provas online, agendar avaliações presenciais, acompanhar o progresso no curso, conferir as notas, solicitar documentos acadêmicos e entrar em contato com os professores tutores por meio dos fóruns de discussão.

Por meio de estágios, o aluno pode colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula, sempre com a supervisão de um professor tutor. O que é de fundamental relevância para a sua formação. 

Mercado de trabalho e atuação

Em um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) 94,13% dos pedagogos conseguem encontrar um emprego em sua área de formação, sendo uma área com excelente empregabilidade, isso porque todas as escolas precisam de pelo menos um licenciado em pedagogia para atuar na educação de base no processo de alfabetização de crianças.

Além disso, o âmbito de atuação da Pedagogia é amplo e proporciona diversas possibilidades além das escolas e do ensino formal, inclusive, em concursos públicos, esta é a área que mais se ofertam vagas (comparada a outras licenciaturas).

Nos setores não escolares, os profissionais da Pedagogia podem atuar na elaboração de materiais pedagógicos, no desenvolvimento de cursos e atividades educacionais e também em treinamentos dos funcionários e no desenvolvimento de projetos sociais e culturais.

 Leia também: Foco foi um dos fatores essenciais para sucesso de aluno do EAD

Compartilhe: