Com o avanço tecnológico, as empresas estão cada vez mais apostando em estratégias digitais para impulsionar suas vendas. Desde a personalização da experiência do cliente até a automação de marketing, as tendências digitais são muitas e estão em constante evolução.
Para o professor da Universidade Tiradentes (Unit), Mário Eugênio de Lima, as empresas precisam se adaptar às mudanças no comportamento dos consumidores e aproveitar as tendências digitais para impulsionar suas vendas. Ele destaca algumas estratégias que podem ser eficazes nesse sentido, como:
Personalização: A primeira tendência abordada por Mário Eugênio é a personalização da experiência do cliente. “Os clientes esperam que as empresas personalizem suas experiências de compra, com recomendações de produtos baseadas em seus interesses e histórico de compras. Para isso, as empresas podem usar dados de seus clientes, bem como tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina para fornecer recomendações personalizadas”, explica o professor.
Comércio eletrônico: O comércio eletrônico continua a crescer em popularidade e é uma ótima opção para empresas que desejam expandir seus negócios. “As empresas podem se beneficiar ao oferecer opções de compra on-line para seus clientes. Isso pode incluir lojas virtuais, aplicativos móveis de compras e plataformas de comércio eletrônico de terceiros”, destaca Lima.
Marketing de influência: Uma outra tendência que pode ajudar a aumentar as vendas é o marketing de influência. “Esse tipo envolve o uso de pessoas influentes em redes sociais para promover produtos ou serviços. As empresas podem se associar a influenciadores que tenham seguidores que correspondam ao perfil de seus clientes ideais, o que pode levar a um aumento nas vendas”, ressalta.
Automação de marketing: A automação de marketing é outra tendência que vem ganhando espaço no mundo digital. “A automação de marketing envolve o uso de tecnologias como o e-mail marketing e o marketing por SMS para se comunicar com clientes em potencial e clientes existentes. As empresas podem usar essas tecnologias para segmentar clientes com base em seus interesses e comportamentos de compra, o que pode levar a um aumento nas vendas”, afirma Mário Eugênio.
Chatbots: Por fim, Mário destaca a importância dos chatbots para melhorar a experiência do cliente. “São programas de computador que podem conversar com clientes em tempo real. As empresas podem usar eles para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, responder a perguntas frequentes e até mesmo fazer vendas”, conclui.
Para criar uma estratégia digital eficaz, Lima destaca a importância de definir objetivos claros e entender o público-alvo. “É preciso conhecer seus interesses, necessidades e comportamentos de compra. Além disso, precisa estar presente nos canais digitais onde o público-alvo está, como redes sociais, mecanismos de busca e marketplaces, procurando investir em campanhas de marketing digital que sejam direcionadas para o público-alvo e que utilizem as melhores práticas de marketing digital. Por fim, medir e analisar os resultados, porque é importante acompanhar as métricas de desempenho da estratégia digital e realizar ajustes para melhorar o retorno sobre o investimento”, finaliza.
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