Idealizado com o propósito de reconhecer os esforços científicos e acadêmicos dos alunos da graduação de Engenharia de Petróleo nas IES públicas e privadas do Brasil, o concorrido prêmio teve solenidade de entrega na cidade de Salvador, durante encerramento do 3º Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e 5º Workshop de Engenharia, ocorrido entre 8 e 10 de agosto.
O Congresso, cuja qualidade e reconhecida credibilidade coloca-o no patamar de um dos mais importantes na área do país, discutiu os desafios da crescente produção de petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil.
O Prêmio Jovem Petroleiro reconhece os esforços acadêmicos e científicos de alunos do curso de Engenharia de Petróleo em nível nacional, expõe a importância dos estudantes e profissionais da área do petróleo.
“Foi realmente marcante para minha vida acadêmica ser agraciado com o Prêmio Jovem Petroleiro. Sem dúvidas, é uma confirmação das boas escolhas que tenho feito na vida”, confessa Raul José Alves, certificado com a menção honrosa como melhor aluno do curso de graduação de Engenharia de Petróleo na edição 2018 do Prêmio Jovem Petroleiro. Na categoria acadêmica, a única instituição particular premiada foi a Unit.
“Agradeço primeiramente a Deus, a minha família, aos meus amigos aos meus professores, coordenadores e orientadores da Universidade Tiradentes, que me deram total suporte para realização de diversas atividades, entre estas a iniciação científica, monitoria, mentoria e intercâmbio, que fazem parte de toda história alçada”, complementa o acadêmico.
“O prêmio do Raul Felisardo foi recebido com enorme alegria e emoção, pois através de exemplos como o dele podemos evidenciar que todo o esforço e dedicação têm lindos frutos, e que temos a certeza do sucesso promissor. Ainda mais em fase de retração econômica, este prêmio também incentiva outros acadêmicos na busca pelas oportunidades que a Unit oferece”, comenta a coordenadora do curso, professora Elayne Emília Santos Souza.
Os critérios para a premiação
Para a concorrência do prêmio, além da média geral ponderada e período acadêmico do aluno, também foram observadas todas as atividades desenvolvidas pelo concorrente durante sua trajetória na graduação, a exemplo de estágios; intercâmbios; pesquisa científica; Unit expert; monitoria; publicação de artigo em anais; participação e organização de eventos institucionais; mentoria; buddy de estrangeiros (programa de mentoria vinculada ao setor de Relações Internacionais), dentre outros.