Mediada pela jornalista Rosângela Dória, cuja trajetória profissional marca sua passagem na direção de Jornalismo de emissoras de TV na capital sergipana, a Roda de Conversa contou com as presenças de Ivan Valença, Jairo Alves e Adilberto Souza.
Para Jairo Alves, que atualmente coordena o jornalismo da rádio Cultura, onde apresenta um programa diário pela manhã, intitulado Linha Direta e aos domingos Hoje é dia de Retreta, é sempre uma satisfação muito grande conversar com os jovens postulantes à profissão de jornalista. “É uma profissão que além de informar, forma a opinião pública”. Com uma experiência de 45 anos de atuação tanto no rádio como na televisão, no jornal e em assessorias de comunicação, Jairo revela para os estudantes que o segredo para uma boa atuação deve estar centrado na humildade, no desejo de aprender sempre e na consciência de que todo o trabalho deve ser feito em equipe. “Um comunicador é um espelho para a sociedade e ela está sempre observando a postura que ele exerce. Portanto, ele deve ser ético em qualquer circunstância”, complementa o jornalista que atuou durante oito anos no Jornal A Voz do Brasil.
Rosângela Dória reconhece que os veículos de comunicação se reinventam a cada dia e que, ao contrário do que se propagou durante muito tempo, os profissionais da comunicação não deixaram de exercer suas funções. “O que relatam esses profissionais convidados revela uma contribuição muito rica para a academia, principalmente para esses alunos que já nasceram na era digital e às vezes não têm conhecimento de como era o fazer jornalismo há poucas décadas” cita a mediadora afirmando que em meio a todas as mudanças, permanece inalterada a informação de qualidade, independentemente do meio em que atue o profissional.