As férias estão chegando ao fim, mas ainda dá tempo de aproveitar o período de descanso e conhecer lugares maravilhosos em Aracaju. O estado de Sergipe é conhecido pelas suas belas praias de águas quentinhas e calmas, uma culinária rica em cores e sabores, e pela orla mais bonita do Brasil.
A cidade também se destaca pela sua história e cultura. Confira alguns destinos encantadores para se apaixonar pela capital aracajuana:
Espaço Zé Peixe
O espaço recebe esse nome em homenagem a José Martins Ribeiro Nunes, carinhosamente apelidado de Zé Peixe. O herói sergipano ganhou fama ao auxiliar a navegação pelo Rio Sergipe. Conta a história que ele pulava na água de alturas inacreditáveis e guiava os capitães por caminhos seguros. Há registros de que ele tenha nadado até 13 quilômetros.
O Espaço Zé Peixe é um local bem aconchegante, com uma belíssima vista para o Rio Sergipe. Além de oferecer o sabor da culinária sergipana com pratos famosos como a moqueca de camarão, e a sobremesa conhecida como “moça virgem”, que é um sorvete de tapioca com calda de banana.
Centro de Cultura e Arte de Aracaju
Próximo ao Mercado Municipal, o espaço inaugurado em 2014 é uma das atrações do Marco Zero da cidade. O Centro de Cultura e Arte de Aracaju é um prédio histórico totalmente restaurado e que abriga parte importante da história de Aracaju.
Sendo a primeira alfândega da região, guarda muitas histórias e muitas riquezas, como obras e exposições de arte locais. No Centro de Cultura e Arte de Aracaju também fica a Biblioteca Mário Cabral, o Memorial da Alfândega, o Memorial com os chefes do executivo e o Teatro do Centro Cultural.
Mercado Municipal de Aracaju
Construído em 1926, o primeiro polo do mercado municipal de Aracaju era conhecido como Mercado Antônio Franco. Após a criação e a expansão do mercado para outro polo ainda maior, o Mercado Thales Ferraz.
Inicialmente tinha como objetivo principal nutrir o comércio da população sergipana com a feira de alimentos, mas atualmente o mercado municipal hoje oferece diversas opções para quem busca conhecer um pouco do comércio local. O local abriga comércios de livros de Cordel, empório de frios e alimentos artesanais, esculturas, bordados de renda, peças de decoração e brinquedos artesanais. É um dos pontos históricos mais preservados desde os anos 40, quando foi inaugurado o mercado central de Aracaju.
Piquet Kart
Localizado na Orla da Atalaia, o Piquet Kart é uma opção para quem deseja um pouco de emoção nas pistas de corrida. O espaço também conta com um bar temático e um acervo com itens exclusivos do mundo das pistas.
O kartódromo é aberto de segunda a sexta-feira das 16h às 22h, aos sábados das 14h às 22h, e aos domingos das 14h às 20h. Contato para mais informações :(79) 9.9686-6495.
Projeto Tamar – Oceanário de Aracaju
Visitar o Projeto Tamar é embarcar em uma aventura cheia de novas descobertas, onde curiosidade, diversão, cultura, cascos e nadadeiras garantem entretenimento e aprendizado para todos os públicos. Esta é uma grande opção para suas férias e ainda contribui com o programa de conservação das tartarugas marinhas
Os visitantes participam de uma imersão no mundo das tartarugas marinhas, através da observação dos animais, atividades interativas ou das oficinas infantis artísticas e culturais.
Crôa do Goré
A Crôa do Goré é uma pequena ilha de areia amarelada que surge com o movimento da maré, localizada no encontro dos rios Vaza-Barris e Santa Maria, entre os municípios de Aracaju, São Cristóvão e Itaporanga d’Ajuda. O local recebeu esse nome devido à grande quantidade de uma espécie de crustáceo, denominado goré ou popularmente conhecido pela comunidade local como “Chama maré”.
O passeio até a ilha sai da Orla de Atalaia e tem acessibilidade para cadeirantes.
Feira do Turista
Localizada na Orla de Atalaia, a Feira do Turista é conhecida pela sua ecleticidade com artesanatos de artistas locais, além de restaurantes com pratos tradicionais e shows de forró à noite
A feira funciona todos os dias das 10h às 23h. De quinta-feira a domingo o espaço oferece música ao vivo.
Casa de Ciência e Tecnologia (CCTECA)
A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA ) Galileu Galilei, conhecida como Planetário de Aracaju, abriga o 1º planetário totalmente digital implantado no País, é um projeto piloto do Governo Federal que visa instalar centros de estímulos e divulgação científica e tecnológica em todo o país
Localizado no anexo do Parque da Sementeira, o planetário possui equipamentos científicos para exploração e estudo do universo. É um ambiente para ensino de física e astrologia na prática com muitas experiências divertidas em tempo real.
O CCTECA fica aberto de terça a sexta-feira das 09h às 17h. Aos fins de semana abre das 14h às 17h. A entrada é gratuita.
Orlinha do bairro industrial
A Orlinha Do Bairro Industrial fica localizada às margens do rio Sergipe, na zona norte da cidade, e é um dos novos atrativos turísticos de Aracaju. Está equipada com ciclovia, calçadão, parque infantil, centro de artesanato, bares e restaurantes, que oferecem excelentes pratos da culinária sergipana, como a moqueca de peixe e de camarão.
No local há pequenos barcos de pesca e a vistosa ponte que liga Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros. O trecho do Rio Sergipe que passa pelo Bairro Industrial, na Zona Norte de Aracaju, é considerado por alguns turistas e moradores da capital como um dos pontos mais belos da cidade.
Lagos da Orla de Atalaia
Os lagos da Orla de Atalaia são intervenções artificiais, construídas para deixar a cidade ainda mais bonita. Em sua volta há pistas de cooper em que os aracajuanos e visitantes fazem seus passeios a pé, de bicicleta, de patins e skate, além de várias “mini-praças” que são ótimos lugares para fazer um piquenique à sombra dos coqueiros.
O lago próximo do Oceanário é o lar de vários patinhos e eles dão todo um charme ao lago que também conta com o serviço de peladinhos que geralmente atende ao público também à noite. Esse é um dos pontos da cidade que dá pra curtir sozinho ou acompanhado.
Museu da Gente Sergipana
O Museu da Gente Sergipana abriga um espaço multimídia de última geração, comparável ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu do Futebol, em São Paulo. O local apresenta-se como o “primeiro museu de multimídia interativo do Norte e Nordeste”.
Na entrada há uma mapa interativo do Estado de Sergipe, dividido em sub regiões (agreste central, alto e médio sertão e baixo São Francisco) onde é possível ouvir o sotaque dos habitantes de cada região. O museu é dividido em áreas temáticas e também possui salas especiais para a literatura de cordel, onde telas passam trechos de livros de cordel e o visitante pode declamar os versos.
Leia mais: 5 destinos para suas férias em Sergipe