A 25ª Semana de Pesquisa e a 17ª Semana de Extensão da Unit (SEMPEX), que começou nesta terça-feira (7) e acontece até sexta-feira na Universidade Tiradentes (Unit), teve como tema no primeiro dia o papel da Inteligência Artificial (IA) na sociedade.
A palestra de abertura da SEMPEX, proferida pelo professor, doutor André Luiz Martins Lemos, abordou as “Encenações da inteligência artificial: trabalho, educação e antropoceno”. Destacando o potencial da IA para promover melhorias na sociedade, mas também alertou para os riscos associados ao seu uso indiscriminado.
“Acho que o assunto mais discutido atualmente é a Inteligência Artificial, principalmente desde o lançamento do Chat GPT em novembro do ano passado. Isso gerou uma repercussão significativa sobre o papel da IA em nossas vidas. Portanto, decidi explorar um pouco mais sobre o seu papel na educação, no trabalho e na questão ambiental, além de discutir o que realmente é inteligência e o que é artificial”, enfatiza o palestrante.
Na educação, a IA pode ser usada para personalizar o ensino, oferecer tutoria online e criar experiências de aprendizagem mais imersivas. No trabalho, ela pode ser usada para automatizar tarefas, melhorar a produtividade e criar novas oportunidades. No meio ambiente, ela pode ser usada para combater as mudanças climáticas, desenvolver energias renováveis e proteger a biodiversidade.
“Não se trata de ser contra uma determinada tecnologia, mas sim de entender como podemos tirar o máximo proveito dela. Algumas instituições de ensino proíbem o uso da inteligência artificial, e algumas universidades estão retomando avaliações orais com os alunos. Acredito que isso seja uma perda de tempo e ineficaz. Portanto, essa palestra visa demonstrar como podemos aproveitar ao máximo essa tecnologia”, esclarece.
Disseminando conhecimento
Para o pró-reitor de pós-graduação em pesquisa e extensão da Unit, Ronaldo Linhares, a SEMPEX é um evento importante para a discussão de temas relevantes para a sociedade atual.
“Optamos por abordar o tema da inteligência artificial devido à sociedade digital interconectada. Além disso, trata-se de uma temática extremamente contemporânea e relevante para ser discutida no âmbito universitário e acadêmico. Dessa forma, os participantes poderão compreender melhor o contexto da Semana de Pesquisa na Universidade de Tiradentes, que hoje celebra seus 25 anos de existência”, elenca.
O estudante do 3º período de Administração da Unit, Alfredo Rodrigo Santos, acredita que a SEMPEX é uma oportunidade importante para os estudantes.
“O que me chamou a atenção para participar da palestra foi, justamente, o tema, pois é muito atual. A inteligência artificial chegou para promover melhorias, facilitando o nosso trabalho, os estudos e diversos aspectos do cotidiano”, afirmou.
Expectativa de aprendizado sobre aplicações da IA
O diretor de tecnologia do Grupo Tiradentes, Fábio Santos, acredita que é fundamental que as instituições de ensino discutam o tema da inteligência artificial. “A inteligência artificial não é uma novidade, mas se tornou mais exponencial agora. É importante que as pessoas entendam como ela pode ser usada para o benefício de todos”, disse Fábio.
Além disso, ele afirma que a SEMPEX é uma oportunidade para as instituições de ensino discutirem como a IA pode ser usada para melhorar o ensino e a aprendizagem, de forma responsável e ética.
“As pessoas não entendem muito o que é inteligência artificial, e é preciso ensiná-las para que elas passem a entender como pode ser usada para o benefício de todos. Acho que é fundamental que instituições como a nossa discutam sistemas que promovam o conhecimento sobre inteligência artificial, para que as pessoas passem a entender o que ela é, como pode contribuir e como pode fazer com que todos cresçam, profissionalmente e pessoalmente”, elenca.
Programação
O evento, que possui mais de 1.300 alunos inscritos, terá uma vasta programação até o dia 10 de novembro, com oficinas, workshops, minicursos, palestras, entre outras atividades enriquecedoras. Para conferir a programação basta acessar o link e acompanhar.
Leia também: Memorial Virtual do CREF20: Unit contribui com a preservação da história da Educação Física em Sergipe