ESTUDE NA UNIT
MENU

2025 terá novos serviços e mais atendimentos no Complexo de Especialidades em Saúde

A unidade já está com atendimentos marcados com até um ou dois meses de antecedência, mas vai ampliá-los através de alas e estruturas que devem ser implantadas

às 17h49
Compartilhe:

O Complexo de Especialidades em Saúde Profª Amélia Uchôa, mantido pela Universidade Tiradentes (Unit), vai ampliar seus serviços ao longo deste ano de 2025, reforçando a sua capacidade de atendimentos à população, principalmente em áreas e especialidades como clínica médica, tratamentos odontológicos, fisioterapia respiratória e neurofuncional, psiquiatria, análises clínicas e aplicação de vacinas. Alguns destes serviços estão funcionando e com agenda disponível, enquanto outros devem ser ativados até abril deste ano. 

Construído anexo ao Campus Farolândia para concentrar e integrar toda a estrutura das clínicas e ambulatórios dos cursos da área de Saúde, o Complexo já está com as agendas preenchidas na maioria dos serviços disponíveis, com atendimentos marcados com até um ou dois meses de antecedência. Mas outros procedimentos estão com vagas disponíveis, como o do Ambulatório de Clínica Médica e o do tratamento endodôntico, no Ambulatório de Odontologia. Ao todo, o Complexo tem capacidade para fazer uma média de 160 atendimentos por hora (somando 2.240 por dia). Se for medida a capacidade anual de atendimento em cada setor, ela pode chegar a 10 mil na Psicologia, 12 mil na Odontologia, 6 mil na Medicina e 15 mil na Fisioterapia. 

A nova unidade da Unit está em funcionamento desde 9 de setembro e vem tendo um balanço positivo dos seus primeiros meses de funcionamento, atraindo a atenção de órgãos públicos e empresas privadas interessadas em firmar parcerias. Segundo a gerente do Complexo, Liliane Correia, isso acontece em razão do conceito novo que ele trouxe em relação ao atendimento do usuário: o atendimento multidisciplinar. “Aqui você não faz uma parceria só de laboratório, ou de um raio-x odontológico. Aqui a gente faz tudo. O paciente pode vir para cá e passar o dia aqui realizando vários serviços. Ele pode vir para o médico, para o dentista, para o fisioterapeuta… Já está acontecendo isso, que é interessante, e que a gente vem sentindo na própria recepção”, disse ela. 

Para além da estrutura ampla e de ponta, os serviços e procedimentos do Complexo são oferecidos a valores mais acessíveis que os praticados atualmente no mercado, incluindo preços populares e para pacientes com vulnerabilidade social existem cotas que podem ser parcial e total. “Se o paciente precisa de um tipo de atendimento do aluno e não tem condições de pagar, ele vai para o Serviço Social, faz uma entrevista, vê se ele está condizente com a vulnerabilidade e essa cota pode ser tanto de isenção total quanto isenção parcial de 50%”, destaca.

Vem aí

Uma das novidades para este ano é a fisioterapia reumatológica, voltada ao tratamento de pacientes com reumatismo. “Como a gente tem reumatologista aqui, a gente faz essa conexão entre áreas e troca informações, o que é muito importante. O [médico] reumatologista, por exemplo, faz o atendimento para pacientes que tenham problemas reumatológicos e entra em conjunto com a fisioterapia”, diz Liliane, destacando que o serviço tem demanda, mas ainda é pouco ofertado no mercado. A própria Fisioterapia tem uma área com capacidade para atender cerca de 40 pacientes por hora. Entre as outras especialidades disponíveis no Complexo, está a fisioterapia respiratória, que atende a convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada referência no estado. 

Outra novidade que está prestes a entrar em funcionamento é a Sala de Imunização, que está em fase final de planejamento, mas já está autorizada pela Vigilância Sanitária. “Nós estamos analisando quais os tipos de vacina que tem demanda no mercado, participando de campanhas de vacinação em conjunto com o Município de Aracaju”, afirma a gerente, destacando que, com a entrada em funcionamento, a aplicação das vacinas pode ser solicitada durante as consultas médicas realizadas no próprio Complexo. 

O Complexo também está na fase final de implantação do Centro de Imagem, que permitirá a realização de raio-x e outros exames de imagem; instalação da Área de Procedimentos; e da Central de Material e Esterilização (CME) Classe 2, que permitirá a realização de outros procedimentos. Os laboratórios de Biomedicina também devem iniciar seus atendimentos até abril, com nove boxes de atendimento para a realização de análises clínicas, exames de alergias e de intolerância, entre outros. 

Espaço de formação

Praticamente todos os serviços do Complexo de Especialidades em Saúde são prestados por alunos dos cursos de saúde, com o acompanhamento de professores da Unit, que os orientam e coordenam durante todo o processo de atendimento e demais procedimentos.  

“A gente tem aqui a prática real como acontece em um hospital, em uma clínica, e os nossos alunos no futuro vão fazer esse atendimento. O aluno já está tendo a possibilidade de conhecer até sistemas utilizados atualmente em hospitais, saber até o que é um prontuário eletrônico. Hoje, ele tem a possibilidade de lançar a informação e o professor faz a avaliação confirmar as informações ou fazer a correção no prontuário do paciente. Isso dá confiança ao aluno, para evoluir aprendendo porque tem o professor vai lá e avalia se realmente faz sentido o que o aluno colocou dentro do diagnóstico que foi realizado”, frisa Liliane Correia.

Leia mais:
Complexo de Especialidades em Saúde é oficialmente inaugurado com bênção religiosa

Compartilhe: