A ideia é que o grupo comece a utilizar o espaço físico da Universidade e isso auxilie no desenvolvimento das aptidões de cada um. “Primeiro vamos identificar as habilidades deles, depois vamos direcioná-los para laboratórios e demais estruturas da Unit. Cada criança ou adolescente terá o acompanhamento direto de monitores que selecionamos em edital”, coloca Angélica Piovesan.
O prazo de execução do projeto ainda não possui tempo definido. De acordo com a professora, o projeto foi prospectado inicialmente para ter um ano de duração. “Mas pode prorrogar ou não, depende do que acontecer – se vai haver afinidade deles com a instituição e com a dinâmica que daremos ao projeto”, explica.
No primeiro encontro, a garotada saiu da reitoria e foi até o bloco A para dinâmica de apresentação e, assim, começar as interações para traçar o perfil de cada um. A professora Angélica Piovesan falou a respeito das regras do projeto. “Também falamos sobre a superdotação, já que como começaram com esse processo de identificação, não sei até onde conhecem a temática”, conta.
Projeto Mentes
As atividades de visita e em sala, nos próximos dias, já vão ajudar a professora Piovesan a traçar o perfil deles. “Tem a programação que foi montada por um dos monitores que começa pela reitoria, contando a história da Unit, depois vai pro bloco A, percorrendo os demais que possuem laboratório até chegar ao Complexo de Comunicação Social e ao de esportes. Cada visita dessa vai durar 1 hora, e a conversa que faremos no pós-visita, que vai agregar para montar esse grande ‘quebra-cabeça’, o perfil deles”, explica.
Para a psicóloga do colégio Salvador Genamara Fiel, a oportunidade é importante para os alunos ampliarem a visão de mundo. “É uma experiência única para eles e para o colégio. A expectativa é grande por estar criando mais uma forma de aprendizado, abrir a visão, e conhecimento que vão ter. Tudo isso é gratificante para todos do colégio Salvador”, afirma.
Liliane Silveira, de 13 anos, não achava que seria capaz de passar nos testes. Mas se enganou e hoje compõe o grupo do projeto Mentes. “Achei que ia ser uma oportunidade para mim e resolvi participar das seletivas, mas não imaginei que passaria. Hoje estou aqui e acho que vai ser muito legal. Só em olhar o tamanho daqui, parece uma cidade!”, comemora.
Monitoria
Os universitários que acompanharão os alunos do projeto Mentes participaram do edital projeto Monitoria dos Superdotados e estarão em todas as atividades ajudando a professora responsável pela iniciativa Angélcia Piovesan. Eles são de cursos diversificados e depois que as habilidades forem identificadas, vão ser os monitores que tomarão à frente para as atividades oferecidas aos alunos. A professora coordena a equipe. A ideia é que seja um monitor para cada participante.
Psicóloga formada pela Unit, a professora Angélica Piovesan é doutora em Educação e especializada em Docência e Tutoria EAD, e em Neuropsicologia. A docente leciona ainda no curso de Gestão em Recursos Humanos EAD.