V E S T I B U L A R UNIT
MENU

2ª Live do projeto Conectando Saberes acontece no próximo dia 23

Palestra sobre ‘Estado, Sociedade e Trabalho’ será transmitida pelo canal do YouTube das unidades do GT; Conectando Saberes ajuda os alunos a se prepararem para o Enade

às 14h12
Transmitidas pelos canais do GT no YouTube, as lives do Conectando Saberes visam discutir temas da atualidade com os estudantes
Transmitidas pelos canais do GT no YouTube, as lives do Conectando Saberes visam discutir temas da atualidade com os estudantes
Compartilhe:

Com a temática “Estado, Sociedade e Trabalho”, a segunda Live do projeto Conectando Saberes do Grupo Tiradentes acontece na próxima quinta-feira, dia 23, às 17h. O evento será transmitido em todos os canais do YouTube do GT (Unit SE, Unit ALUnit PE) e terá como palestrante o professor Albani de Barroso, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unit/AL e docente nos cursos de Medicina e Comunicação Social. A mediação será feita pelo professor Marcos Junior.

Ainda durante o semestre 2021.2, ocorrerão mais seis lives sobre diversas outras temáticas, sempre às quintas-feiras, no horário das 17h. 

O projeto Conectando Saberes é parte das ações realizadas pelo Grupo em apoio a preparação dos estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e consiste na realização de lives sobre temas relacionados à formação geral e destinados a todos os alunos que farão Enade em 2021. 

De acordo com o professor e palestrante, o Conectando Saberes visa contribuir com reflexões críticas sobre importantes temas da atualidade. “E como o próprio no nome diz, conecta diferentes áreas do saber para analisar os grandes desafios da sociedade”, completa Albani de Barros.

Albani conta que o intuito do projeto é preparar o futuro profissional para uma ação ética, reflexiva e crítica perante as grandes questões que perpassam o mundo contemporâneo e a sua realidade. “E devido a pandemia, as ações do projeto estão sendo realizadas através de lives com convidados especiais que são especialistas nos temas abordados”, explica.

Fortalecendo conhecimento

A condução do projeto é realizada pela Gerência de Programas Acadêmicos do Grupo Tiradentes, sob a liderança da professora-doutora Andréa Karla Ferreira Nunes e conta com o apoio de uma equipe de assessores em todas as unidades do GT. 

Conforme Andrea Karla, “fizemos um estudo que identificou as principais dificuldades dos alunos que fazem o Enade e verificamos que eles pedem mais conhecimento em formação geral, baseada em alguns temas do cotidiano e da atualidade. O projeto vem no sentido de fortalecer o conhecimento dos alunos nesses temas, que precisam ser mais aprofundados”.

Enade

O Enade é uma ferramenta de avaliação do MEC direcionada a todos os cursos de graduação no Brasil. Um bom desempenho nele, além de permitir um maior reconhecimento pessoal e para o curso, conferindo ao aluno uma melhor visibilidade e inserção no mercado de trabalho.

O palestrante

O professor da Unit/AL é autor-pesquisador na área do trabalho, já teve publicados os livros “Para Além de Prometeu?”; “Precarização – degradação do trabalho no capitalismo contemporâneo” e “Mercadoria Força de Trabalho”.

Também foi agraciado com o Prêmio Capes de Tese em 2019, menção honrosa em Serviço Social, recebido em razão de sua pesquisa com o título “Prekärer”, que analisa os fundamentos da precarização do trabalho a partir da crítica da economia política.

1º Live

Neste semestre 2021-2, a primeira live ocorreu no dia 3 de setembro, contando com a participação da professora-doutora. Vivianny Kelly Galvão, e abordou a temática ‘Ética, Democracia e Cidadania’. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: