ESTUDE NA UNIT
MENU

Enade: autoavaliação do estudante é diferencial para a empregabilidade

Para este ano, está prevista a realização do Enade 2020 e 2021.

às 14h57
Compartilhe:

Com o objetivo de avaliar o rendimento dos estudantes durante a graduação, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade  integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Atrelado à avaliação de cursos de graduação e à avaliação institucional, forma o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. 

Mas você sabe por que é importante a participação para os estudantes habilitados à realização do exame? “Imagine ter a oportunidade de se autoavaliar quando estiver prestes a se formar? Avaliar situações problemáticas,  que vão demandar a sua atuação cidadã e profissional? Pois é. O Enade é isso. Uma oportunidade de verificar as competências e habilidades que você aprofundou e desenvolveu durante a sua formação acadêmica”, destaca o gerente da Qualidade da Universidade Tiradentes – Unit, professor Antônio Minoru.

“Uma boa avaliação atesta a qualidade da formação acadêmica e abrirá inúmeras portas para a carreira do graduando e para os futuros estudantes que desejam fazer uma graduação”, enfatiza o gestor.

“O bom desempenho no exame, uma boa avaliação do curso e da universidade são diferenciais para a empregabilidade e, de forma incisiva e cidadã, garantirá a inclusão socioeducacional por meio de bolsas Fies e Prouni para os futuros estudantes. Os cursos bem avaliados são bem-vistos dentro da perspectiva da eficácia institucional e efetividade acadêmica e social”, acrescenta.

Para Minoru, o suporte fornecido pela instituição de ensino também é fundamental. “É importante que o estudante tenha a oportunidade de verificar quais lacunas no seu processo formativo, no ensino básico, podem ser sanadas, e usufruir de ferramentas para levantar voo na sua jornada acadêmica”.

“Na Unit, temos um excelente corpo docente, que compartilha o seu conhecimento e convida seus alunos para entrar no mundo do ‘mão na massa’. Nossos currículos são robustos e sempre atualizados em conformidade com o MEC, com o mercado e com as exigências do momento”, garante o professor. 

“Além disso, os eventos de curso promovem a integração com profissionais renomados, com os egressos que estão fazendo uma carreira brilhante e partilham a sua experiência acadêmica na Unit. Oferecemos também diversas práticas pedagógicas, como lives e oficinas que farão a retomada do conhecimento. Enfim, a  atenção com os nossos estudantes é permanente”, finaliza.

Com o adiamento da edição do ano passado, a previsão é que o Enade de 2020 e 2021 aconteça no final deste ano. 

Compartilhe: