ESTUDE NA UNIT
MENU

2ª Maratona para o Bem reúne cerca de 145 alunos

Cerimônia de abertura Maratona ocorreu no Campus Farolândia, no último dia 25, e segue com a programação até o próximo dia 02 

às 21h13
Acervo Unit
Compartilhe:

Com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit) e Tiradentes Innovation Center, a segunda edição da Maratona de Inovação para o Bem reúne, até o próximo dia 2, estudantes de escolas parceiras. O intuito é que os jovens identifiquem soluções para problemas reais que serão discutidos na programação que reúne representantes da NASA, MIT e Google.

Iniciativa da FCI Maker, que organiza o projeto Feira de Ciências Itinerante, a Maratona tem o objetivo de capacitar e aproximar jovens entusiastas da área de tecnologia para que estes proponham e desenvolvam soluções para problemas locais.  Cerca de 145 alunos de escolas públicas e privadas de Aracaju e do interior. 

“Aqui trabalhamos com programação, cultura e empreendedorismo, solução de problemas e mecânica. O foco principal do projeto é que a gente consiga criar soluções para ajudar as pessoas através dos jovens. Eles vão receber um problema e construir a solução para esse problema focado em ajudar pessoas”, conta o coordenador geral do projeto, professor Heli Lucas.

Para o engenheiro aeroespacial da NASA, Sérgio Sandoval, a Maratona para o Bem é uma ferramenta importante para apresentar possibilidades. “É muito importante essa iniciação científica. Quando mais jovem e estava na escola, eu não tive essa iniciação, demorei bastante para descobrir o que queria fazer, e eventos como esse, estar aqui e ter esse contato com os jovens, trazendo esse tipo de informação e incentivo é fundamental”, afirma.

A educadora internacional em STEM, Shazia Iqbal, conta que colocar alunos de escolas públicas e particulares juntos para resolver um problema é como colocar pessoas de outras culturas, de diferentes nações para colaborar em um problema. “Isso é muito bom, porque nenhum problema é igual. Por exemplo, o problema de Aracaju não é igual ao problema do Rio de Janeiro, o problema de São Paulo e colocar esses alunos para trabalhar juntos numa solução é um ótimo começo para gente conseguir entender o problema do outro e colaborar com uma solução”.

Para o participante Israel Dantas, de 19 anos, a Maratona para o Bem é uma oportunidade de abrir novos caminhos. “Espero aprender bastante. Principalmente. Mas procurar mais oportunidades. Acho que tudo se trata disso oportunidades, não esperar, mas criar oportunidades. E é exatamente o que fiz, procurei, conversei, queria ser monitor, participei ano passado e estou aqui de novo. A Unit tem uma estrutura incrível, o que cativa a gente para vir estudar aqui”, conta.

O coordenador de Marketing do Tiradentes Innovation Center, Leonardo Sales, conta que o projeto foi idealizado para conectar pessoas e instituições ao redor do mundo. “Nosso objetivo é criar uma rede de pessoas que trabalham com a educação, que buscam contribuir e que não se limitam nem a Sergipe, nem ao Brasil, mas que vai se expandindo pelo mundo”, comenta. 

O evento, que teve cerimônia de abertura no campus Unit Farolândia no último domingo, 25, ainda conta com observação e visita ao Planetário-CCTECA e apresentação exclusiva do Física Show-UFS.

Leia mais: Maratona de Inovação para o Bem apresenta vencedores

Compartilhe: