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A importância da gestão para os jovens empreendedores

A gestão na prática é formada pela análise de cenários, definição de problemas e possíveis soluções; são pontos cruciais para jovens empreendedores

às 11h02
Buscar conhecimento e aplicar as lições aprendidas no dia-a-dia, sobretudo as que se referem à gestão, é essencial para os empreendedores que buscam ter sucesso (Unsplash)
Buscar conhecimento e aplicar as lições aprendidas no dia-a-dia, sobretudo as que se referem à gestão, é essencial para os empreendedores que buscam ter sucesso (Unsplash)
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Qual a importância da gestão para o jovem empreendedor? Entender a resposta deste questionamento equivale diretamente a responder outra pergunta que intriga a maioria das pessoas: por que alguns empreendedores têm sucesso e outros não?  

Sempre atrelada ao ambiente corporativo como principal característica, ou mesmo principal ferramenta para o crescimento das empresas, a gestão se apresenta na prática como a correta análise de cenários, a definição de problemas e suas possíveis soluções, assim como as estratégias a serem realizadas para que o planejamento seja o mais efetivo possível.

“Segundo Peter Drucker, considerado pai da gestão moderna, existem três princípios essenciais para a formação de um gestor eficaz: a organização do tempo, o autodesenvolvimento e a correta tomada de decisão, resumindo o conceito de gestão como, ‘fazer as coisas direito’. Claro, que a referência feita ao jovem empreendedor, suscita pessoas com pouca experiência na área do empreendedorismo, e que na maioria das vezes, muito além da gestão necessária para administrar um negócio, não tem a noção real dos riscos envolvidos”, aponta Werson Kaval, professor de MBA e Pós-Graduação nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios/Startups do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco). 

Uma boa gestão é quem definirá o futuro do empreendimento, pois de outra forma, a empresa não se torna sustentável e nem competitiva, e quando não fecha, passa basicamente a sobreviver. Na década de 1960, o professor de Harvard David McClelland, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), realizou uma pesquisa com mais de dois mil empreendedores de sucesso em três continentes, durante dois anos. 

Essa pesquisa resultou no maior estudo sobre o empreendedorismo até hoje, sendo inclusive transformado em metodologia de ensino do empreendedorismo, onde a gestão está diretamente relacionada a características comportamentais que inclusive podem ser desenvolvidas. Werson explica que o estudo chegou a três conclusões interessantes, e até mesmo surpreendentes, considerando que quem empreende, espera sucesso logo na primeira empreitada. 

“A primeira conclusão foi que a maioria dos empreendedores que participaram da pesquisa não tinham alto nível acadêmico, ou em outras palavras, não tinham feito faculdade, mas eram muito ousados nos negócios. A segunda conclusão é que a maioria deles tinham ‘quebrado’, em média, três vezes, já tendo experiências de negócios anteriores que não deram certo. A terceira conclusão identificou pelo menos trinta características ou comportamentos comuns entre os empreendedores e que eram utilizados na sua rotina de gestão dos negócios, criando o grande diferencial de sucesso de todos”, destaca o professor. 

Asscom | Grupo Tiradentes

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