Em meio às mudanças causadas pela pandemia do CoronaVírus, COVID-19, muitas áreas precisaram redirecionar as suas ações, entre elas a da Educação. Em todo o Brasil, as atividades educacionais foram suspensas. As medidas nacionais visam conter a disseminação do vírus para a população.
Com a suspensão das aulas e com o objetivo de manter a rotina de estudos dos alunos, o Ministério da Educação – MEC – publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 343 que autoriza a substituição de disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em cursos que estão em andamento, durante o período da pandemia.
Referência mundial no Google For Education, o Grupo Tiradentes sai na frente e, a partir da próxima segunda-feira, 30, retorna a sua atuação com a utilização dos dispositivos pedagógicos e ferramentas virtuais, mantendo a qualidade e excelência nos serviços educacionais. Desde 2016, a Universidade Tiradentes em Sergipe investiu em tecnologia e em equipamentos para trazer o que há de mais moderno e atualizado com o intuito de contribuir na formação dos acadêmicos.
“Desde a semana passada, diversas medidas foram implementadas para combater a COVID-19. Sabemos que este é um momento bastante delicado. Já temos várias ações sendo implementadas para manter o vínculo professor e aluno e iremos continuar. O senso de união será fundamental e temos feito um trabalho incansável para garantir o melhor para os nossos acadêmicos”, declara o Vice-presidente Acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos.
Para potencializar as melhores práticas pedagógicas e adaptar as atividades presenciais à nova realidade, professores de todas as unidades do Grupo Tiradentes participam do Programa de Formação Docente na Era Digital, 100% virtual. “Nós acreditamos que o professor, é um agente de transformação nesse momento de isolamento social. Sabemos que a suspensão das atividades pode ser reconfigurada por meio digital e, por isso, os docentes e alunos estarão em contato direto e ao vivo, assegurando a continuidade do processo educacional”, acrescenta Temisson.
A apresentação oficial do Programa aconteceu na manhã de ontem, 23, de forma 100% digital. “Partimos da adoção do modelo ou do design instrucional mediante o qual a aproximação entre as práticas dos encontros presenciais e a virtualização sejam relevantes, um modelo que traga conforto aos envolvidos e efetividades dos resultados de aprendizagem”, salienta o vice-presidente.
Até o próximo dia 27, o corpo docente participa de capacitações que contemplam aspectos como curadoria de conteúdos, trilha de aprendizagem, uso do Classroom, uso do SiBi, APS – Estudo Dirigido, uso do Meet, uso do Gmail, competências socioemocionais, orientação aos estudantes (ativação de conta e acesso ao Google sala de aula), acessibilidade (auditiva, baixa visão), entre outros.
Estratégias pedagógicas
Diante de todo o cenário, a partir da próxima semana, as atividades passarão a ser realizadas por meio das salas de Aula Google for Education, que possui funcionalidades diversas a serem exploradas na virtualização dos conteúdos e através de momentos síncronos, em que professores e estudantes se reúnem ao vivo, nos mesmos dias e horários dos encontros presenciais. Além disso, será possível disponibilizar a gravação desses encontros ao vivo, para que posteriormente os nossos alunos possam acessar. Nos momentos assíncronos, os professores disponibilizarão instrumentos, ferramentas e conteúdos para que os alunos possam desenvolver suas competências por meio de incursões individuais ou em grupos, sem que haja a interação com o professor.
“Estamos seguindo as orientações do Ministério da Educação. Temos certeza que juntos sairemos mais fortes. Buscaremos a cada dia fazer o nosso melhor e com foco e atenção ao nosso aluno”, finaliza o vice-presidente.