V E S T I B U L A R UNIT
MENU

A tecnologia a favor da Educação

Como fica a área educacional com a pandemia do Coronavírus? Grupo Tiradentes implanta Programa de Formação Docente na Era Digital e aulas passarão a ser ofertadas por meio de atividades virtualizadas

às 13h10
Education. Books with laptop on the table
Education. Books with laptop on the table
Apresentação do Programa de Formação Docente na Era Virtual
Compartilhe:

Em meio às mudanças causadas pela pandemia do CoronaVírus, COVID-19, muitas áreas precisaram redirecionar as suas ações, entre elas a da Educação. Em todo o Brasil, as atividades educacionais foram suspensas. As medidas nacionais visam conter a disseminação do vírus para a população.   

Com a suspensão das aulas e com o objetivo de manter a rotina de estudos dos alunos, o Ministério da Educação – MEC – publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 343 que autoriza a substituição de disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em cursos que estão em andamento, durante o período da pandemia.

Referência mundial no Google For Education, o Grupo Tiradentes sai na frente e, a partir da próxima segunda-feira, 30, retorna a sua atuação com a utilização dos dispositivos pedagógicos e ferramentas virtuais, mantendo a qualidade e excelência nos serviços educacionais. Desde 2016, a Universidade Tiradentes em Sergipe investiu em tecnologia e em equipamentos para trazer o que há de mais moderno e atualizado com o intuito de contribuir na formação dos acadêmicos. 

“Desde a semana passada, diversas medidas foram implementadas para combater a COVID-19. Sabemos que este é um momento bastante delicado. Já temos várias ações sendo implementadas para manter o vínculo professor e aluno e iremos continuar. O senso de união será fundamental e temos feito um trabalho incansável para garantir o melhor para os nossos acadêmicos”, declara o Vice-presidente Acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos. 

Para potencializar as melhores práticas pedagógicas e adaptar as atividades presenciais à nova realidade, professores de todas as unidades do Grupo Tiradentes participam do Programa de Formação Docente na Era Digital, 100% virtual. “Nós acreditamos que o professor, é um agente de transformação nesse momento de isolamento social. Sabemos que a suspensão das atividades pode ser reconfigurada por meio digital e, por isso, os docentes e alunos estarão em contato direto e ao vivo, assegurando a continuidade do processo educacional”, acrescenta Temisson. 

A apresentação oficial do Programa aconteceu na manhã de ontem, 23, de forma 100% digital. “Partimos da adoção do modelo ou do design instrucional mediante o qual a aproximação entre as práticas dos encontros presenciais e a virtualização sejam relevantes, um modelo que traga conforto aos envolvidos e efetividades dos resultados de aprendizagem”, salienta o vice-presidente. 

Até o próximo dia 27, o corpo docente participa de capacitações que contemplam aspectos como curadoria de conteúdos, trilha de aprendizagem, uso do Classroom, uso do SiBi, APS – Estudo Dirigido, uso do Meet, uso do Gmail, competências socioemocionais, orientação aos estudantes (ativação de conta e acesso ao Google sala de aula), acessibilidade (auditiva, baixa visão), entre outros.

Estratégias pedagógicas

Diante de todo o cenário, a partir da próxima semana, as atividades passarão a ser realizadas por meio das salas de Aula Google for Education, que possui funcionalidades diversas a serem exploradas na virtualização dos conteúdos e  através de momentos síncronos, em que professores e estudantes se reúnem ao vivo, nos mesmos dias e horários dos encontros presenciais. Além disso, será possível disponibilizar a gravação desses encontros ao vivo, para que posteriormente os nossos alunos possam acessar. Nos momentos assíncronos, os professores disponibilizarão instrumentos, ferramentas e conteúdos para que os alunos possam desenvolver suas competências por meio de incursões individuais ou em grupos, sem que haja a interação com o professor.

“Estamos seguindo as orientações do Ministério da Educação. Temos certeza que juntos sairemos mais fortes. Buscaremos a cada dia fazer o nosso melhor e com foco e atenção ao nosso aluno”, finaliza o vice-presidente.  

Compartilhe: