Espécies de plantas carnívoras, aranha, lagarto, cobras, exposição de banners e oficina de papel. Quem for ao Shopping Jardins até o próximo sábado, 8 de junho, próximo a nova praça de alimentação, encontrará um espaço em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 5 de junho. Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Ciências Biológicas, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente em Aracaju, estarão reunidos para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, com distribuição de mudas e panfletos.
O primeiro dia de exposição reuniu diversos técnicos ligados a secretaria, docentes, alunos e comunidade em geral. O secretário adjunto do Meio Ambiente do município de Aracaju, Cesar Gama, aproveitou a comemoração para divulgar as atividades realizadas pela Sema, Secretaria criada recentemente e envolvida com as questões ambientais do município. “A partir deste ano estamos com capacidade para licenciar, fiscalizar e monitorar o meio ambiente. A exposição é importante para que a população conheça nossas ações. A Sema fará o papel que a Administração Estadual do Meio Ambiente – Adema executou durante esses anos”, salienta o secretário adjunto.
Para ajudar a recepcionar a população, os alunos da Universidade Tiradentes acompanharão durante os quatro dias a exposição. “Queremos conscientizar as pessoas sobre as energias renováveis, os animais e o meio ambiente como um todo. Para isso entregaremos panfletos informativos”, informa Nathalia Mendonça Conrado, acadêmica do 7º período de Engenharia Ambiental. Para o aluno do 4º período de Ciências Biológicas, Júnior Campos, o evento também serve como um alerta para a população preservar a flora e a fauna da cidade. “Nós temos uma riqueza e uma biodiversidade enorme que está sendo afetada pela falta de conhecimento das pessoas. Alguns insetos, por exemplo, são essenciais para a natureza. Então muita gente que não conhece acaba matando esses animais”, afirma Junior.
Além da conscientização ambiental, a exposição é oportuna para criar parcerias. Segundo o coordenador do curso de Ciências Biológicas, José Roque Raposo, a participação da Unit dá visibilidade aos cursos ligados a área ambiental. “Estamos em um trabalho de parceria. Acho importante abrir diálogo entre as instituições para divulgar as ações dos nossos cursos e abrir mercado para o profissional de Ciências Biológicas”, afirma o coordenador.
ENERGIA VERDE
Na noite desta quarta-feira, 5 de junho, também será realizado no auditório do bloco D do Campus Aracaju Farolândia, a partir das 19h, uma série de palestras reforçando o tema Energia Verde. Profissionais de diversas instituições brasileiras estarão discutindo sobre planejamento energético e energias renováveis. No evento também haverá demonstração de uma turbina eólica, montada vizinha ao bloco D.
“O Brasil tem um grande potencial em energias solar e eólica e Sergipe está no início, engatinhando nas energias alternativas. Temos a instalação do parque eólico no município de Santo Amaro, mas nossa matriz energética ainda é muito baseada na energia hidrelétrica. Então este evento surge para darmos um start na questão da utilização dessas energias renováveis”, acredita o coordenador do curso das Engenharias Ambiental e de Produção, professor Jefferson Freitas.
Para o coordenador de Recursos Hídricos da Sema, Américo Souza, a exposição reflete uma das várias ações realizadas pela Sema. “Queremos mostrar além do meio ambiente da cidade. Mostrar as ações da Secretaria de Meio Ambiente, de que forma a população deve agir frente a um crime ambiental, a importância da arborização municipal, como isso favorece o clima e a qualidade de vida. Queremos tornar essas informações públicas, um intercâmbio cultural e técnico-científico entre Sema, população e alunos”, complementa Américo Souza.