ESTUDE NA UNIT
MENU

Outubro Rosa: cursos de Enfermagem e Medicina realizam prevenção em Unidade Básica de Saúde

Mulheres participam de ações de prevenção do câncer de mama na UBS do Bairro 17 de março e aprendem a lidar com os cuidados necessários

às 23h03
Ações de conscientização
Ações de conscientização
Marieta Cardoso, Maria Auxiliadora de Melo Salgueiro, Bruna SIlva e Geisa Lima
Participação dos alunos
Compartilhe:

Dezenas de mulheres que residem no Bairro 17 de Março participaram na manhã e tarde desta quarta-feira, 16, de ações educativas e preventivas promovidas por professores e alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Tiradentes – Unit. A ideia é conscientizar mulheres assistidas pela Unidade Básica de Saúde – UBS – sobre a importância do autoexame mamário.

Na programação, atividades laborais, palestras, exames citopatológicos do colo uterino, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e momentos de recreação.

Uma das condutoras da ação, a professora Geisa Lima, da disciplina de Saúde Comunitária 2, explica: “a atividade desenvolvida teve como objetivo ampliar a oferta do serviço que é oferecido na UBS Dr. Roberto Paixão por meio da parceria firmada entre a Unit e a Prefeitura de Aracaju”.

Diogo Santos Silva cursa o 6º período de Enfermagem e considera oportunidades como a de estar lidando com a comunidade em ações de extensão imprescindíveis para o desenvolvimento prático do seu aprendizado. “Acho muito importante mostrarmos tudo o que aprendemos em sala de aula, e são em momentos assim que passamos os ensinamentos, mas aprendemos muito com a própria comunidade”, revela.

Marieta Cardoso Gonçalves, professora da disciplina Saúde da Mulher, abordou de forma muita lúdica para a comunidade temas indispensáveis para que a comunidade saiba como agir diante de determinadas situações.

“Estou me sentindo em casa. Passei duas semanas aqui com alunas e durante as diversas visitas realizadas eu nunca vi tanta gente simples e tão acolhedora. Contudo, com uma impressionante fome de conhecimento e de informação”, diz a docente.

Participante ativa de todas as atividades desenvolvidas dentro da programação alusiva ao Outubro Rosa, Maria Auxiliadora de Melo Salgueiro, que reside no Bairro 17 de Março há apenas sete meses, é mãe de dois filhos adultos e há cerca de um mês descobriu um câncer de mama.

Motivada pela esperança do resgate da saúde, ela considera importante que ações de esclarecimentos possam ser intensificadas. “Muitas vezes temos um problema como esse e por falta de informação não nos damos conta de que existem pessoas preocupadas em nos ajudar”, comenta.

Bruna Silva Nascimento, supervisora administrativa pela Unit da UBS Dr. Roberto Paixão, lembra que a gestão compartilhada contribui para o diferencial do posto de saúde. “Isso tem sido visível através da manifestação dos usuários, que têm notado a qualidade do atendimento e a quantidade de serviços ofertados”, confessa.

Compartilhe: