ESTUDE NA UNIT
MENU

Adaptabilidade, a habilidade do profissional do futuro

Estar pronto para encarar novos projetos e atuar com novas tecnologias são características da adaptabilidade, competência que vem sendo cada vez exigida no mercado

às 11h50
Com as constantes transformações digitais, a adaptabilidade e flexibilidade dos profissionais são pré-requisitos exigidos cada vez mais pelos gestores (Unsplash)
Com as constantes transformações digitais, a adaptabilidade e flexibilidade dos profissionais são pré-requisitos exigidos cada vez mais pelos gestores (Unsplash)
Compartilhe:

Uma habilidade cada vez mais requerida e considerada como o grande diferencial do profissional do futuro é a adaptabilidade. Essa característica envolve a facilidade de adaptação a diferentes circunstâncias e cenários, além da flexibilidade necessária para trabalhar com novas tecnologias, ferramentas, novos projetos e mente aberta. 

Sair da zona de conforto é difícil para grande parte das pessoas. No entanto, o mercado de trabalho cada vez mais desafiador tem mostrado que é preciso ter disposição e vontade para encarar o novo, adquirindo assim mais conhecimento e desenvolvendo habilidades interpessoais. 

“Para quem deseja alavancar a carreira, é necessário se preparar, desenvolver novas habilidades, apostar nas chamadas ‘soft skills’. Isso porque, além da sua qualificação científica e técnica, as empresas estão de olho em profissionais mais completos, ou seja, que apresentem algumas competências, como a adaptabilidade. Na pandemia, por exemplo, muitas companhias foram forçadas a incorporar o home office devido às regras de distanciamento social. No início, não foi nada fácil para muitos colaboradores. Essa mudança repentina foi um grande teste de adaptação”, analisa a gerente do Tiradentes Carreiras, Janaína Machado. 

O fato é que quem encarou o desafio do home office desenvolveu outras habilidades, como o uso de novas ferramentas digitais, a comunicação por vídeo chamada e até a gestão do tempo. Pensando no futuro, dá para dizer que a adaptabilidade e flexibilidade serão pré-requisitos exigidos pelos gestores, visto que a transformação digital ocorre de forma acelerada e os profissionais precisam estar prontos para as novidades de sua área.

“Desenvolver a autoconfiança e focar em seu potencial são fundamentais na construção da adaptabilidade. Relembre suas conquistas, liste seus pontos fortes e perceba que você é capaz de se adaptar a uma nova situação. Se para você enfrentar algo novo é muito difícil, por que não começar a ser flexível fora do ambiente de trabalho? Por isso, saia da rotina de vez em quando, faça alterações no seu cronograma e perceba que é possível sair do roteiro, ter novas vivências e experimentar sensações diferentes sem perder o foco”, orienta a gerente. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: