ESTUDE NA UNIT
MENU

Adaptação da tecnologia na Fisioterapia é tema de evento acadêmico

Anualmente, a Unit realiza a Semana de Fisioterapia, um evento alusivo ao Dia do Fisioterapeuta, comemorado no dia 13 de outubro.

às 17h31
Compartilhe:

A tecnologia tem causado mudanças em todas as áreas profissionais, inclusive na Fisioterapia. Para que os profissionais da área se atualizem e estejam preparados para o uso das ferramentas tecnológicas, entre os dias 17 e 20 de outubro acontece a 22ª Semana de Fisioterapia da Universidade Tiradentes. O objetivo é incentivar a pesquisa científica e a extensão.

“Abordaremos de forma global as diversas áreas e temáticas do curso de Fisioterapia preparando nossos alunos para a nova realidade do mercado de trabalho. A influência da tecnologia no mercado de trabalho tem exigido um novo comportamento profissional, em que as pessoas adotam ferramentas modernas como aliadas em suas atividades. Dessa forma, pretendemos discutir essa nova realidade”, diz a professora do curso, Juliana Goes, organizadora do evento.

“A tecnologia tem impactado fortemente o mercado de trabalho. Dentre os principais benefícios da tecnologia na fisioterapia estão a possibilidade de fazer novos cursos de capacitação on-line com pessoas renomadas na área, realizar atendimento virtuais, marketing digital da sua clínica ou trabalho profissional, ministrar palestras em diferentes locais do Brasil e do mundo, entre outros”, acrescenta.

Uma das principais utilidades dos meios tecnológicos é a possibilidade de impulsionar a carreira através do marketing digital. “Dominar essa ferramenta é fundamental para estar presente no ambiente virtual, ser visto e fazer com que o serviço que você presta chame a atenção do público-alvo. É importante, também, participar de cursos e eventos para capacitação profissional e aprimorar as suas habilidades de acordo com as competências que serão exigidas na sua área”, acredita Juliana.

Semana de Fisioterapia

Anualmente, a Unit realiza a Semana de Fisioterapia, um evento alusivo ao Dia do Fisioterapeuta, comemorado no dia 13 de outubro. “Um evento científico como esse tem como justificativa a promoção e ampliação do conhecimento aos alunos bem como a motivação para a pesquisa dos nossos acadêmicos”, destaca Juliana.

Programação

17/10/2022

08h30 às 09h – Credenciamento

09h às 09h30 – Abertura do evento

9h30 às 10h30 – Palestra: Ultrassonografia Cinesiológica como ferramenta para o diagnóstico fisioterapêutico (Esp. Marcelo Farani)

19h às 20h – Palestra: A evolução do processo avaliativo do atleta: do goniômetro à tecnologia vestível (Prof.º Msc. Felipe Lima de Cerqueira)

20h às 21h – Apresentações de Trabalhos

 

18/10/2022

08h às 09h – Palestra: Contribuições da tecnologia assistiva para a funcionalidade da pessoa com deficiência (Esp. Natália Barreto Rocha Souto)

9h às 10h – Palestra: Atuação Fisioterapêutica na Epilação: O que há de novo? (Profª Dra. Paula Michele dos Santos Leite)

10h às 11h30 – Mesa redonda: Inovações com Fisioterapia Integrativa – Inteligência emocional (Msc. Patrícia Almeida Fontes e Esp. Beatriz Amora)

14h às 18h – Minicursos

19h às 20h30 – Mesa redonda: A importância de garantir Acessibilidade (Prof. Dra. Aida Carla Santana de Melo Costa, Morgana Pereira Aguiar e Sávylla Santos Gomes)

20h30 às 21h30 – Palestra: O papel da fisioterapia nas Disfunções Oculomotoras (Msc. Kennia Maria Baião)

 

19/10/2022

08h às 10h – Mesa Redonda: Recursos Tecnológicos na fisioterapia 

Prof.º Msc. Flávio Martins Filho

Tema: Prótese reversa do ombro

 

Prof.ª Msc. Bianca Santos Carvalho

Tema: Eletroestimulação na Unidade de Terapia Intensiva

 

Prof.ª Dra. Licia Santos Santana

Tema: Atuação da Fisioterapia no tratamento das disfunções sexuais

 

10h às 10h30 -Apresentações de trabalhos 

10h30 às 11h30 – Palestra: A Utilização da Simulação Realística no processo ensino aprendizagem (Prof.ª. Dra. Fernanda Gallotti e Prof.ª Msc. Luciana Beatriz Silva Zago)

14h às 18h – Minicursos

19h às 20h – Palestra: Terapia Manual e os Avanços da Fisioterapia Preventiva (Esp. Ítalo Jorge Feitosa Filho)

20h às 21h – Palestra: Atuação da Fisioterapia no paciente renal crônico (Prof.ª Dra. Ana Carolina do Nascimento Calles)

 

20/10/2022

Programação Centro Acadêmico de Fisioterapia (Cafisio) e ligas acadêmicas

 

Mais informações em breve, no site.

 

Leia também: Docente lança livro sobre Nanobiotecnologia aplicada a doenças negligenciadas

 

Compartilhe: