ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente lança livro sobre Nanobiotecnologia aplicada a doenças negligenciadas

O lançamento do livro “Aplicações da Nanobiotecnologia para Doenças Tropicais Negligenciadas” aconteceu na Fiocruz, em Pernambuco.

às 17h12
Professora doutora Patrícia Severino
Professora doutora Patrícia Severino
Compartilhe:

A professora do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial da Universidade Tiradentes (Unit) e pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), doutora Patrícia Severino, participou da produção de um livro sobre nanotecnologia voltado à área de saúde. A obra “Aplicações da Nanobiotecnologia para Doenças Tropicais Negligenciadas” foi lançada no dia 3 de outubro no Instituto Aggeu Magalhães, Fiocruz, em Pernambuco.

O evento reuniu obras publicadas entre 2021 e 2022, na versão impressa. A ação fez parte das comemorações dos 72 anos da instituição e contou com o lançamento de livros escritos e organizados por pesquisadores e pós-graduandos da Fiocruz Pernambuco em parceria com pesquisadores nacionais e internacionais. 

A professora doutora Patrícia Severino e o doutor Fábio Formiga destacaram a contribuição da obra para o estudo de doenças negligenciadas e esclareceu que o livro é fruto de um trabalho coletivo envolvendo pesquisadores do Brasil, África do Sul, Índia, Nigéria, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Espanha. O livro, editado pela Elsevier, é uma compilação de 24 capítulos sobre estratégias inovadoras para prevenção, diagnóstico e tratamento de enfermidades tropicais utilizando nanotecnologia. 

“A experiência, o contato com pesquisadores de diferentes países e a troca de experiência foi excelente para ampliar as interações científicas. Os tópicos do livro abordam as inovações das áreas e são de suma importância para pesquisadores, professores e sociedade buscando aumentar a visibilidade e a importância do tema”, comentou a doutora. Patrícia.

O livro inclui conteúdo multidisciplinar, combinando conhecimentos de bioquímica, química medicinal, ciências dos materiais, farmacologia e farmacêutica, dividido em três partes, cada uma descrevendo um tipo principal de abordagem: (1) abordagens baseadas em nano para prevenção, (2) nanodiagnóstico e detecção e (3) nanoterapêutica.

“Os dados levantados mostram informações atualizadas da área, que são aplicados tanto ao ensino de graduação quanto no planejamento de pesquisa aos discentes pós graduação. A obra é notável em sua capacidade de abranger e explicar minuciosamente as técnicas mais recentes em nanobiotecnologia, desde a pesquisa básica até a investigação orientada para o paciente”, conclui.

Leia mais: Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial e a internacionalização de carreira

Compartilhe: