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Adaptando o curso de Gastronomia para o EAD: como funciona

Como garantir uma experiência de ensino de qualidade e a interação entre alunos e professores em ambiente virtual; professora tutora explica

às 16h32
Professora tutora, Romy Barros
Professora tutora, Romy Barros
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A pandemia da COVID-19 trouxe desafios sem precedentes para o setor educacional, incluindo o ensino de cursos práticos, como Gastronomia. Com a necessidade do distanciamento social, muitas instituições de ensino tiveram que adaptar seus programas presenciais para o Ensino a Distância (EAD)

A Universidade Tiradentes (Unit) sempre esteve a um passo à frente e já oferecia o curso de Gastronomia na modalidade EAD de forma híbrida. Mas, por ser um curso que exige a interação física entre alunos e professores tutores, muitos ainda possuem dúvidas em como funciona essa graduação a distância.

“O curso de Gastronomia EAD usualmente apresenta formato híbrido, ou seja, combina atividades remotas e presenciais. Assim, os alunos têm acesso a conteúdos digitais e conferências online com o professor da disciplina, como também a encontros presenciais com o professor tutor, onde realiza atividades práticas e avaliações”, explica a professora tutora de Gastronomia da Unit, Romy Gleyse Barros.

A graduação tem como objetivo formar profissionais capazes de criar, preparar e servir alimentos de alta qualidade, seguindo padrões de higiene e segurança alimentar. É um curso que exige prática e experiência para dominar as técnicas culinárias e conhecer os ingredientes. 

“Os principais desafios para adaptação do curso de Gastronomia para o ensino a distância são a mudança da função pedagógica do professor que abandona o papel de transmissor de informações e passa a ser mediador do conhecimento, assim como a função do aluno que assume o papel de protagonista do seu aprendizado”, destaca a professora tutora.

Ela acrescenta que por ser um método tradicional de ensino invertido, os professores são constantemente desafiados a compreender e buscar alternativas de sanar as limitações de seus alunos durante o processo de aprendizagem. 

“As ferramentas como as metodologias ativas de aprendizagem são utilizadas para suprir essas necessidades. Ou seja, a qualidade do ensino no curso de Gastronomia a distância pode ser atingida através da atuação de profissionais qualificados e comprometidos com a modalidade, seja no corpo docente ou discente”, enfatiza.

Tecnologia e Gastronomia

A tecnologia oferece recursos e ferramentas que podem ajudar a tornar o ensino de Gastronomia no ambiente virtual uma experiência de aprendizado rica e interativa. Algumas das soluções incluem:

  • Vídeos de demonstração: A gravação de vídeos curtos de técnicas culinárias específicas pode ajudar os alunos a entender melhor como executar as tarefas. Os professores também podem fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos com base nos vídeos enviados.
  • Sessões de cozinha virtual: Os alunos podem preparar as receitas em sua própria cozinha, seguindo as instruções dos professores em tempo real. Os professores podem fornecer feedback imediato, corrigindo técnicas e fornecendo dicas.
  • Fóruns e grupos de discussão: Os alunos podem trocar informações e tirar dúvidas em fóruns virtuais, onde os professores monitoram a discussão e interagem com os alunos, esclarecendo dúvidas.
  • Aulas teóricas: O curso não se limita apenas ao preparo de alimentos. Os alunos também precisam entender os conceitos teóricos por trás dos ingredientes e técnicas. As aulas teóricas podem ser facilmente adaptadas para o ensino a distância, com a transmissão de palestras e apresentações em vídeo.

Além dos meios citados, Romy ainda destaca as trilhas de aprendizagem, e vídeo conferências como ótimas fontes de aprendizagem no curso de Gastronomia.

“Essas ferramentas podem ser utilizadas de forma eficiente através da aplicação do modelo de sala de aula invertida, onde o aluno deve estudar com antecedência os conteúdos das disciplinas para posteriormente aplicá-las em sala de aula, nas atividades práticas, estudos de caso, elaboração de projetos, discussões em grupos, sempre sob a orientação do professor tutor”, exemplifica.

Para garantir a qualidade do ensino de Gastronomia em ambiente virtual, é importante que as instituições de ensino invistam em tecnologia e treinamento para os professores, como é o caso da Universidade Tiradentes que garante aos professores acesso às ferramentas e recursos necessários para fornecer um ensino de qualidade, além de possibilitar que os alunos tenham acesso a equipamentos e ingredientes de qualidade no centro gastronômico da instituição.

Adaptar o curso de Gastronomia para o EAD pode parecer um desafio, mas com a tecnologia e as soluções corretas, é possível garantir uma experiência de aprendizado de qualidade e a interação entre alunos e professores tutores em ambiente virtual.

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