ESTUDE NA UNIT
MENU

Aluna de Arquitetura e Urbanismo participa do Tiradentes Solution Education Lab

Maria Paula Reis Barbosa foi selecionada para o Programa Tiradentes Solution Education Lab e está desenvolvendo o projeto em duas escolas.

às 12h27
A estudante do 9º período de Arquitetura e Urbanismo, Maria Paula Reis Barbosa.
A estudante do 9º período de Arquitetura e Urbanismo, Maria Paula Reis Barbosa.
Compartilhe:

Aprovada no Programa Tiradentes Solution Education Lab, a estudante do 9º período de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), Maria Paula Reis Barbosa, vem desenvolvendo juntamente com o egresso de pós-graduação em Educação, Ícaro França Bastos, soluções para a educação básica em Aracaju. Os testes estão sendo realizados no Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia e na Escola Estadual Prof. Artur Fortes. 

“O objetivo é desenvolver um modelo de sala de aula replicável, que permita a flexibilidade de layout e a execução de uma prática pedagógica que favoreça uma aprendizagem crítica ao articular as habilidades emocionais e sociais ao desenvolvimento da criatividade e dos pensamentos crítico e sistêmico”, explica a acadêmica.

A pesquisa é desenvolvida em dupla e Maria Paula prevê um futuro promissor na parceria: levar o projeto à frente para ser executado e replicado além das escolas previstas.

A participação no programa prevê uma visita técnica a Boston, nos Estados Unidos, onde fica o Tiradentes Institute. “A visita técnica será importante como meio de complementação do projeto, agregando referências externas, tanto arquitetonicamente, através das estratégias de construção das escolas e salas de aula, quanto na questão das práticas pedagógicas. Poderemos ver de perto diferentes iniciativas e práticas pedagógicas nas escolas de Boston, além de se comunicar com professores e pesquisadores da área”, acredita.

Trajetória

Quando ingressou no curso, Maria Paula morava a mais de 100KM de distância de Aracaju, no município de Carira, e viajava diariamente para estudar na capital. “Um ano depois, me mudei para Aracaju e comecei a participar de extensões e projetos paralelos, como monitoria, participação no NUPPE (Núcleo de Projeto, Pesquisa e Extensão), estágios, entre outros”, conta.

“A universidade oferece algumas oportunidades para quem estiver atento, disponível e preparado, como no caso desse programa, o Tiradentes Solutions Education Lab”, acrescenta.

 

Leia também: Egresso detalha projeto selecionado pelo Tiradentes Solution Education Lab

NUPPE envolve estudantes em ações extensionistas voltadas para a sociedade

Compartilhe: