ESTUDE NA UNIT
MENU



Aluno colombiano amplia conhecimentos e práticas em intercâmbio na Unit

O estudante Frederick Soler Fandiño, da Universidad de Boyacá, fala sobre as experiências acadêmicas, culturais e pessoais que vem vivenciando durante sua mobilidade acadêmica

às 15h42
Compartilhe:

Os programas de intercâmbio internacional que têm a participação da Universidade Tiradentes (Unit) oferecem aos estudantes estrangeiros a oportunidade de escolher a instituição sergipana para aprofundar seus estudos acadêmicos e mergulhar no cotidiano e na cultura brasileira. Um dos que estão vivendo essa experiência é o estudante colombiano Frederick Soller Fandiño, que cursa atualmente o 6º período de Administração na Universidad de Boyacá (UdB), em Tunja, na Colômbia, com dupla titulação em Negócios Internacionais. Desde junho deste ano, ele está em mobilidade acadêmica, fazendo parte de seu curso no Campus Farolândia, em Aracaju

Fandiño conta que a oportunidade de fazer o intercâmbio na Unit surgiu através de um programa de mobilidade acadêmica mantido pela UdB, em Boyacá. Ao se candidatar, ele se preparou com apoio de professores e coordenadores da instituição colombiana, além de passar por algumas aulas e aperfeiçoamento do português. “Eu escolhi a Unit pela estrutura acadêmica e pelas oportunidades de troca cultural e conhecimento que a universidade oferece. Aos meus olhos, ela se destaca pela infraestrutura moderna, o corpo docente qualificado e o foco na prática, o que é fundamental para a formação dos alunos”, diz ele. 

Entre os aspectos que mais lhe chamaram a atenção na Unit, estão o ambiente acolhedor e as iniciativas de integração para os estudantes estrangeiros, como passeios, minicursos, oficinas, passeios e atividades culturais. “O que mais tenho gostado é a interação com diferentes culturas e a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos na prática, tanto nos projetos quanto nas aulas. Estou aprendendo muito, não só academicamente, mas também em termos de cultura e novas perspectivas”, afirma Frederick.

Para além das disciplinas relacionadas ao curso de Administração, o intercambista também está envolvido em projetos de pesquisa voltados para as áreas de marketing e administração, atendendo a demandas de empresas parceiras da Unit que solicitaram projetos no âmbito da metodologia Inova Tiradentes. As atividades também lhe permitiram uma oportunidade de estágio na Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc). 

“Meu objetivo principal com essa mobilidade é ampliar meu conhecimento em negócios internacionais e obter experiências que me ajudem a crescer profissionalmente e pessoalmente. Acredito que estou alcançando esse objetivo, principalmente com as oportunidades de projetos e o contato com outros profissionais e estudantes da área. A universidade impacta diretamente no meu aprendizado, pois a abordagem prática complementa perfeitamente o conteúdo teórico que aprendo na Boyacá”, assegura Fandiño.

Hospitalidade

O colombiano também se disse encantado com a hospitalidade das pessoas no Brasil e com a diversidade cultural do país, que ele pôde acompanhar de perto em eventos e festivais realizados em Sergipe e outros estados. Um deles foi o Tomorrowland Brasil, evento internacional de música eletrônica realizado no feriadão de 12 de outubro em Itu (SP). Nas horas vagas, ele também aproveitou para visitar praias e pontos turísticos de Aracaju e de capitais como Maceió (AL) e São Paulo (SP). 

Entre as pessoas que vêm acolhendo Frederick em sua estadia no Brasil, estão as estudantes Maria Fernanda Borges Araújo, de Engenharia Mecatrônica; e Lavínia Helena da Cruz, de Administração. Ambas participam do Projeto Buddy, no qual alunos veteranos da Unit acompanham os intercambistas estrangeiros e ajudam a orientar e resolver questões do dia-a-dia. “Minha relação com as buddies tem sido ótima. Elas me ajudam muito na adaptação à cultura local e a entender melhor o funcionamento da universidade. São uma grande fonte de apoio”, considera o aluno da UdB.

Para Lavínia, a experiência é “bem interessante e diferente”, que vem lhe proporcionando aprendizados e novas amizades. “Estou amando. Além dele, conheci outros intercambistas e somos um grupo de amigos bem unidos. Aprendi sobre as diferenças culturais e sobretudo como viver um dia cada vez e aproveitar todos os momentos. Acho que isso agrega bastante nas minhas soft skills. É uma experiência única que sou muito grata de estar vivendo”, afirma ela. 

O período de mobilidade acadêmica para Frederick em Aracaju vai continuar até março de 2025, quando ele retorna para Boyacá. Após esse período, ele pretende continuar investindo na formação acadêmica e explorar outras áreas de negócio, além de buscar oportunidades de trabalho tanto no Brasil quanto na Colômbia.

Leia mais:
Intercâmbio acadêmico transforma a vida de estudante colombiano na Unit
Programa Buddy atua como ponte para a internacionalização e o crescimento pessoal

Compartilhe: