A busca pelo aproveitamento do licuri, um fruto típico da caatinga nordestina, como fonte de biolubrificantes e bioemulsificantes levou mais um aluno de pós-graduação da Universidade Tiradentes (Unit) a aprofundar suas pesquisas na França. O doutorando César de Almeida Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP), realizou parte dos trabalhos de seu curso na Aix-Marseille Université (AMU), em Marselha (sudeste do país), entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024, com apoio de uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A pesquisa foi para o desenvolvimento da tese de doutorado “Bioprocesso integrado para valorização dos coprodutos de licuri para extração de enzimas vegetais, biolubrificante e bioemulsificante”, com orientação da professora-doutora Cleide Mara Faria Soares e do professor-doutor Ranyere Lucena de Souza. Ela segue a linha de pesquisa “Uso e Transformação dos Recursos Agrícolas”, que busca o desenvolvimento de novos produtos e processos com insumos agroindustriais, promovendo a sustentabilidade e a economia circular, especialmente na valorização de resíduos produzidos nas atividades do setor.
Durante o doutorado-sanduíche, César atuou em duas importantes instituições científicas francesas: o Laboratório de Bioenergética e Engenharia de Proteínas (BIP), vinculado à Aix-Marseille; e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), ligado ao governo francês e responsável pelo fomento à pesquisa científica e tecnológica nacional. Nelas, o trabalho foi acompanhado e orientado pelo professor e pesquisador Frédéric Carrière, referência mundial no estudo de lipases e processos enzimáticos.
“O BIP e o CNRS possuem expertise em bioenergética e engenharia de proteínas, o que complementou minha pesquisa de forma significativa. E com o professor Carrière, aprofundei os estudos sobre bioenergia e engenharia de proteínas, utilizando tecnologias avançadas para análise enzimática”, detalhou ele, definindo a experiência como enriquecedora. “A AMU é uma das maiores universidades da França, com infraestrutura de ponta e um ambiente altamente interdisciplinar. Pude trabalhar com equipamentos avançados para caracterização de enzimas, interagir com pesquisadores de diferentes áreas e expandir minha visão sobre bioenergética e catálise enzimática”, completa.
Além dos experimentos no CNRS e no BIP, o doutorando também fez duas importantes atividades complementares na França. Em Cadarache, ele fez uma visita técnica ao CEA (Comissão de Energia Atômica e Energias Alternativas), um dos maiores centros de pesquisa em energia, bioenergia e tecnologias avançadas do país. Já em La Rochelle, apresentou parte dos resultados de sua pesquisa no BIOTRANS 2023, um dos principais eventos internacionais sobre biocatálise e biotransformações.
Ainda de acordo com Rodrigues, a oportunidade de fazer o doutorado-sanduíche na França surgiu por meio das parcerias internacionais mantidas pelo grupo de pesquisa do PEP. “Veio também pelo reconhecimento da relevância do meu projeto para a biotecnologia industrial. A professora Cleide também foi fundamental para a consolidação das parcerias internacionais, permitindo que eu realizasse o doutorado sanduíche na França, onde pude aprimorar técnicas de bioenergia e engenharia de proteínas”, destacou César.
O pesquisador está há 11 anos na Unit, onde cursou sua graduação em Engenharia de Petróleo (concluída em 2018) e o mestrado no próprio PEP, em 2021. Para ele, o doutorado-sanduíche na França foi um complemento importante para o desenvolvimento da pesquisa e o aprimoramento dos conhecimentos científicos que adquiriu em todo esse tempo. “A Unit e o PEP me proporcionaram uma base sólida em engenharia de processos e biotecnologia, enquanto a experiência no CNRS e no BIP agregou novas perspectivas e metodologias mais avançadas. A principal diferença foi o acesso a novos equipamentos e a interação com pesquisadores de diferentes países, o que ampliou minha visão sobre os desafios e aplicações da biocatálise”, diz.
A pesquisa
A pesquisa que embasa a tese de doutorado combinou abordagens experimentais e computacionais para avaliar a caracterização e a atividade da lipase, uma enzima presente na polpa (mesocarpo) do licuri, bem como a sua aplicação em reações de hidrólise e glicerólise (quebras de moléculas).
De acordo com César, a pesquisa demonstrou que a lipase do licuri possui alta atividade catalítica e potencial biotecnológico, permitindo ainda o desenvolvimento de biolubrificantes e bioemulsificantes por meio de hidroesterificação enzimática, combinando ácidos graxos livres do licuri com glicerol em um processo sequencial de hidrólise e esterificação. “Esse método resultou em monoglicerídeos, diglicerídeos e biolubrificantes, com aplicações nas indústrias de alimentos, cosméticos e oleoquímica. A catálise enzimática trouxe maior seletividade, condições mais brandas e menor impacto ambiental em comparação aos processos convencionais. Concluímos que o bioprocesso integrado valoriza o licuri e seus coprodutos, promovendo sustentabilidade e economia circular”, frisa o autor.
Ele destaca ainda que a pesquisa contribui diretamente para a redução do desperdício de biomassa agroindustrial, promovendo uma cadeia produtiva mais sustentável e agregando valor ao licuri. “Além disso, os biolubrificantes e bioemulsificantes obtidos apresentam potencial para substituir derivados sintéticos de petróleo, contribuindo para a redução do impacto ambiental e abrindo novas oportunidades para pequenos produtores e comunidades tradicionais que trabalham com o licuri”, conclui Rodrigues, avaliando que os objetivos da colaboração internacional foram alcançados.
Além da tese de doutorado, cuja defesa está prevista para acontecer em agosto deste ano, a pesquisa vai se desdobrar em artigos científicos que estão em fase final para publicação em revistas científicas especializadas do Brasil e do exterior. César tem se dedicado a estes objetivos desde que retornou ao Brasil. “Além disso, venho fortalecendo parcerias acadêmicas e aplicando o conhecimento adquirido em novos projetos, principalmente nas áreas de biotecnologia e economia circular. Meu objetivo é consolidar os resultados da tese com publicações científicas, expandir colaborações internacionais e aplicar os processos desenvolvidos em escala industrial. Também desejo continuar atuando na pesquisa e no desenvolvimento de bioprodutos sustentáveis”, disse.
* Matéria alterada em 07/03/2025, às 9h, para acréscimo de informação
Leia mais:
Egressa do PEP realiza estudos sobre biogás em pós-doutorado no Canadá
Tese do PPED analisa competências digitais de estudantes em Sergipe e na Espanha
Estudo sobre nanopartículas leva aluna do PBI para doutorado-sanduíche na França