Em uma iniciativa que promoveu a integração entre teoria e prática, alunos do curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit) participaram ativamente da Semana de Saúde e Segurança no Trabalho. Durante o evento, os estudantes ofereceram uma série de serviços clínicos aos colaboradores, proporcionando benefícios à saúde e ao bem-estar.
A coordenadora do curso, Patrícia Almeida, ressaltou a importância dessas atividades de extensão para a formação acadêmica e científica dos alunos, destacando a oportunidade de aplicar conhecimentos em um ambiente real.
“Essa iniciativa da Semana de Saúde do Colaborador foi uma proposta da Dra. Marília, médica do trabalho, que convidou todos os coordenadores da área da saúde para organizarmos esse evento. Cada curso contribuiu com ações preventivas para promover a saúde de todos os funcionários”, explicou Patrícia Almeida.
As atividades foram diversificadas e englobaram desde a oferta de Ozonioterapia até a aferição de glicemia e revitalização facial, sendo realizados 40 exames de aferição de glicemia e 18 atendimentos de revitalização facial.
“Nossos alunos tiveram a oportunidade ímpar de expandir seus conhecimentos para a comunidade, aplicando na prática o que aprendem em sala de aula. Além disso, puderam interagir e aprender com profissionais renomados na área”, complementou a coordenadora.
Experiências enriquecedoras
A Semana de Saúde e Segurança no Trabalho proporcionou experiências enriquecedoras tanto para os colaboradores beneficiados quanto para os estudantes, que puderam vivenciar o papel da Biomedicina na promoção da saúde integral. Através de atendimentos personalizados, os alunos conseguiram aplicar os conhecimentos adquiridos, tornando a teoria uma prática palpável.
“Eventos como este desempenham um papel crucial na comunidade acadêmica, particularmente os nossos alunos de Biomedicina. Vão ajudar a manter os profissionais atualizados, estimular a pesquisa, entre uma série de contribuições que vão permitir o avanço contínuo das disciplinas, que são vitais, da estrutura curricular”, destaca Patrícia Almeida.
Do ponto de vista da professora da disciplina Biomedicina Estética, Ingridy Evangelista, essa é uma excelente iniciativa, principalmente quando se pensa no colaborador de forma integral, na saúde física, mental, social e espiritual, indo além das suas competências técnicas, o que só tem a somar na sua rotina de trabalho com esse olhar mais humano por parte da instituição.
Ela ainda explica como funcionou o procedimento. “Nos organizamos em duplas para atender o colaborador, onde, esse aluno teve a oportunidade de vivenciar na prática um atendimento ao cliente/paciente, experiência única, pois conseguiram levar a teoria a prática, desde o questionário com a ficha de anamnese geral, avaliação facial com inspeção e palpação até a realização do procedimento escolhido que foi a Revitalização Facial, que é um tratamento coringa da área da saúde estética, onde a gente consegue, devolver para a pele o que ela está precisando naquele momento, como, hidratação, nutrição, controle de oleosidade, de forma individualizada e personalizada”, destaca.
A egressa do curso e biomédica, Dra. Cynthia Santana de Souza, contribuiu com a semana da saúde na aplicação da Ozonioterapia com aplicações locais para saúde e estética integrativa, técnica para aliviar dores crônicas, agudas e procedimentos estéticos das colaboradoras presentes.
“A ozonioterapia melhora a oxigenação dos tecidos e também fortalece o sistema imunológico por meio de mecanismos celulares. Sendo assim é muito utilizado para melhorar circulação, oxigenação além de aumentar as ações anti-inflamatórias e antissépticas”, ressalta.
A biomédica ainda conta como é voltar para a Unit, agora como profissional, e aplicar o conhecimento aprendido durante a graduação. “Voltar a instituição como profissional é muito gratificante, passa um filme na cabeça de tudo que vivi e aprendi, saber que hoje posso somar com quem me acolheu com muito carinho e respeito e que aprendi tanto, quero poder levar esse sentimento sempre que possível para geração de hoje e amanhã”, revela.
Para ela, essas ações somam muito na vida dos colaboradores. “É muito importante para os alunos que podem acompanhar e conhecer áreas afins dos cursos escolhidos por eles, ter a vivência de um dia clínico e poder ajudar a tirar dúvidas e seguir os passos de um profissional de excelência sempre”, infere.
Essa iniciativa não apenas fortaleceu os laços entre teoria e prática, mas também promoveu um ambiente de aprendizado enriquecedor para os alunos, que puderam aplicar seus conhecimentos em um contexto real, preparando-os para os desafios futuros de suas carreiras na área da Biomedicina.
Leia também: Unit celebra mais uma etapa dos jogos internos