A ideia é fazer com que os alunos da disciplina ‘Crimes em Espécie I’ ministrada no 4º período do curso de Direito da Unit promovam discussões sobre temas que ocupam as páginas policiais e que impactam a sociedade.
A iniciativa põe em prática a solução encontrada pelo professor da disciplina Eduardo Santiago para fazer com que os seus alunos possam, na condição de atores, vivenciar cujos temas evidenciam feminicídio, homofobia e violência doméstica para que em seguida possam discutir possibilidades sob a ótica jurídica.
“Esse é um trabalho que busca fazer com que o futuro profissional do Direito também se perceba como vítima e autor dos crimes que eles julgam através dos processos”, salienta o professor Santiago. Ele justifica a escolha dos temas por serem difíceis de lidar. “O Direito não tem se mostrado suficientemente capaz de trazer instrumentos para a sociedade que aprimorem no trabalho em relação a esses temas penais”, complementa o docente. Ele lembra que os temas discutidos em sala de aula são temas que efetivamente farão parte do cotidiano de cada futuro profissional.
Empolgada com a proposta apresentada pelo professor Eduardo para que a apresentação do trabalho de pesquisa seja feita a partir da vivência dos próprios personagens a aluna Allanny Emília Costa Santos enfatiza que a sua equipe pesquisou o caso do goleiro Bruno.
“Trabalhamos a questão do que foi o caso, o julgamento, as sentenças e até a questão da atualização do caso uma vez que em 2017 surgiu um fato importante que foi a liberação do goleiro por uma decisão do STF”, explica a discente.