ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Direito interpretam realidades jurídicas através de estudos de caso

Divididos em equipes os alunos de Direito transformam suas pesquisas em vídeos que retratam crimes que marcaram na mídia

às 19h22
O professor Santiago e a aluna Allanny Emília
O professor Santiago e a aluna Allanny Emília
Produzidos pelos próprios alunos os vídeos retratam os temas estudados
Compartilhe:

A ideia é fazer com que os alunos da disciplina ‘Crimes em Espécie I’ ministrada no 4º período do curso de Direito da Unit promovam discussões sobre temas que ocupam as páginas policiais e que impactam a sociedade.

A iniciativa põe em prática a solução encontrada pelo professor da disciplina Eduardo Santiago para fazer com que os seus alunos possam, na condição de atores, vivenciar cujos temas evidenciam feminicídio, homofobia e violência doméstica para que em seguida possam discutir possibilidades sob a ótica jurídica.

“Esse é um trabalho que busca fazer com que o futuro profissional do Direito também se perceba como vítima e autor dos crimes que eles julgam através dos processos”, salienta o professor Santiago. Ele justifica a escolha dos temas por serem difíceis de lidar. “O Direito não tem se mostrado suficientemente capaz de trazer instrumentos para a sociedade que aprimorem no trabalho em relação a esses temas penais”, complementa o docente. Ele lembra que os temas discutidos em sala de aula são temas que efetivamente farão parte do cotidiano de cada futuro profissional.

Empolgada com a proposta apresentada pelo professor Eduardo para que a apresentação do trabalho de pesquisa seja feita a partir da vivência dos próprios personagens a aluna Allanny Emília Costa Santos enfatiza que a sua equipe pesquisou o caso do goleiro Bruno.

“Trabalhamos a questão do que foi o caso, o julgamento, as sentenças e até a questão da atualização do caso uma vez que em 2017 surgiu um fato importante que foi a liberação do goleiro por uma decisão do STF”, explica a discente.

Compartilhe: