ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Direito realizam Tribuna Filosófica no Colégio Ideal 

Estudantes do curso de Direito da Unit realizaram uma Tribuna Filosófica no Colégio Ideal para discutir o caso “Os exploradores da caverna"

às 20h55
Tribuna Filosófica no Colégio Ideal
Tribuna Filosófica no Colégio Ideal
Compartilhe:

Alunos do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram uma ação para discutir o caso “Os exploradores da caverna”. Trata-se da Tribuna Filosófica realizada para os alunos do ensino médio do Colégio Ideal.

A ideia é falar sobre o curso de Direito, as atividades práticas, áreas de atuação, importância da profissão e é ainda uma oportunidade para tirar dúvidas que possam surgir durante a Tribuna. “É um momento em que os nossos alunos compartilham as suas experiências em sala de aula para que os estudantes que ainda estão no ensino médio, mas que no futuro possam ser colegas de curso”, diz o coordenador da área de Direito da Unit, professor Mario Fortes,.

Na ocasião, o júri tratou o caso ‘Exploradores da Caverna’. “É obrigatório todo estudante do curso de Direito ler esse livro no primeiro semestre do curso. Tem testemunha, réu, promotoria e assessoria. Fazer a ação no Colégio foi bem legal e divertido. Os alunos puderam ver como é realmente a prática”, explica a aluna do curso de Direito, Joana Letícia Silva Oliveira. 

Essa prática é importante para os estudantes da graduação. “Oferecemos um espaço para ampliar essa margem de debate. Então, o aluno do curso de Direito vai desenvolver habilidades de oratória, de falar em público, vai aperfeiçoar o raciocínio jurídico, podendo buscar maiores subsídios, maiores informações e agregar conhecimento jurídico que são tão importantes para o profissional de direito”, afirma a professora do curso de Direito, Cláudia Laís Costa da Silva Campos.

Para a professora do Colégio Ideal, Paloma Oliveira, a Tribuna Filosófica é uma oportunidade que os alunos do ensino médio têm para perguntarem aos estudantes da graduação sobre dúvidas e curiosidades do curso. “É importante os alunos observarem que aquele colega que está no júri apresentando este trabalho compartilhem experiências, até porque esses alunos que estão na faculdade hoje, ano passado estavam ainda no ensino médio. E eles são capazes de tirar as dúvidas de quem pretende fazer o mesmo curso”, aponta.

“Espero que esse evento me ajude a decidir pelo Direito. É um curso que eu tenho a pretensão de fazer, mas ainda estou em dúvida. Mas ver eles em prática, mesmo que seja ensaiado, me dá uma noção do que me aguarda na profissão. E isso é bem legal”, comenta a aluna do Colégio Ideal, Bruna Lima, 17 anos.

Portas Abertas

O Portas Abertas é um projeto de relacionamento da Unit com a comunidade, por meio de diversas ações, visitas orientadas ao campus, orientação vocacional, cursos de extensão, palestras e muitas outras, tenta esclarecer todas as dúvidas dos estudantes de ensino médio, para que possam tomar a melhor decisão para o futuro profissional.

“É importante levar para os alunos do ensino médio as práticas que são realizadas na Universidade para eles se familiarizarem com o ambiente acadêmico.  É um momento enriquecedor no quesito de compartilhar. E é nesse compartilhar que abre-se as possibilidades”, explica a consultora do Núcleo Comercial da Unit, responsável pelo projeto, Iasmin Ramos.

Leia mais: Portas Abertas: estudantes do Colégio Michelangelo visitam a Unit

Compartilhe: