ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Enfermagem e SESMT realizam ação educativa sobre câncer de mama

A ação aconteceu em alusão ao Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama e foi voltada para colaboradoras da Multiserv

às 19h43
A estudante do 9º período de Enfermagem Thais Souza Queiroz.
Compartilhe:

Em parceria com o Departamento de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Universidade Tiradentes (Unit), na última terça-feira, 26, alunos do curso de Enfermagem fizeram uma atividade de educação e saúde com as colaboradoras da Multiserv. Em alusão ao Outubro Rosa, foi discutida a prevenção ao câncer de mama.

As mulheres receberam orientações sobre o câncer de colo de útero, câncer de mama e doenças sexualmente transmissíveis. Também foram agendados exames gratuitos preventivos para elas no Consultório de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).

Para a estudante do 9º período de Enfermagem Thais Souza Queiroz, promover ações de conscientização são importantes para detectar a doença ainda no início, potencializando o tratamento. “Dessa forma, elas participam de forma ativa de sua saúde, buscando sempre o autoconhecimento como base para identificar possíveis problemas”, disse.

“Como aluna, acredito ser de extrema importância participar de ações como essa, pois assim consigo colocar em prática os conhecimentos adquiridos e compartilhá-los. Além de que também é possível exercer uma função que, no futuro, será atribuída a mim também”, acrescentou Thais.

Caism

O Caism é um projeto de extensão vinculado à disciplina Saúde da Mulher. Os estudantes são responsáveis pela assistência à clientela e gerenciamento do serviço, sob supervisão de docentes, atuando em ações de controle. Além das consultas, são realizadas atividades educativas dentro da universidade com distribuição de preservativos, informações e agendamento para atendimento.

O Caism funciona às terças e quintas, pela manhã e à tarde, oferecendo exames de lâmina de forma gratuita para mulheres e homens trans residentes em Aracaju. Porém, com o Outubro Rosa, os horários de atendimento foram estendidos também para o horário da noite.

Para agendar o exame, que é realizado de forma gratuita, é necessário ligar para o número (79) 3218-2136.

 

Leia também: Outubro Rosa: ações alusivas acontecem na UBS Dr. Roberto Paixão

Compartilhe: