ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de medicina são aprovados para internato nos EUA

Quinze estudantes de medicina realizarão um mês de internato em Boston (Massachusetts, Estados Unidos), uma parceria com o CHA.

às 12h41
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Quinze estudantes de medicina da Universidade Tiradentes foram aprovados para a segunda turma do Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students. Eles realizarão um mês de internato em Boston (Massachusetts, Estados Unidos), em parceria com a Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA).

Serão três grupos, cada um com cinco estudantes dos 9º e 12º períodos de medicina. O primeiro embarca em maio, o segundo em agosto e o terceiro em setembro. Ao final das quatro semanas, eles terão a equivalência do período de internato cursado nos EUA.

“Temos a expectativa de melhorar ainda mais a experiência dos estudantes do programa. Esse momento é a consolidação de um programa pioneiro e de um diferencial no curso de medicina da Unit. Poucas instituições brasileiras ofertam esse tipo de oportunidade e nosso objetivo é, cada vez mais, aprimorar este programa”, diz a assessora de relações internacionais da Unit, Julia Gubert.

Os estudantes farão um mês de atividades observacionais junto aos médicos e professores da Rede de Clínicas CHA. Eles passarão por hospitais, pela Universidade de Massachusetts (UMass), terão treinamentos em língua estrangeira para aprenderem melhor o vocabulário médico utilizado fora do Brasil. Além disso, terão acesso às bibliotecas, poderão fazer pesquisa e terão uma grade de horários com diversas atividades.

“O estudante se beneficia por ter uma vivência prática do seu curso em um dos maiores centros de saúde de Boston, que é o Cambridge Health Alliance. Essa instituição se destaca por oferecer serviços especializados e de qualidade para a comunidade, além de estar localizado em uma das regiões que mais se destaca em pesquisa e inovação no mundo, que é Boston. Com certeza é uma oportunidade excelente de os estudantes criarem networking internacional e se envolverem em oportunidades únicas para sua graduação”, conclui a assessora.

O programa

O Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students é o resultado da parceria da Unit com a Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA), oferecido para discentes regularmente matriculados no curso de medicina. 

O objetivo é oferecer uma vivência de internato em Massachusetts, Estados Unidos, para aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área médica, no exercício pleno do protagonismo estudantil global.

Além disso, possibilita uma experiência clínica avançada em hospitais de ensino, incorporando abordagens pedagógicas e práticas que promovam uma aprendizagem ativa sobre sistemas de saúde do Brasil e Estados Unidos.

Os estudantes ficam isentos de taxas na instituição parceira e concorrem a uma bolsa de apoio à mobilidade no valor de R$7 mil.

O resultado do processo seletivo está disponível no site.

 

Leia também: Noite do jaleco em Estância celebra chegada de novos alunos

Compartilhe: