ESTUDE NA UNIT
MENU



Alunos de Odontologia da Unit ampliam técnicas em novo Complexo de Especialidades em Saúde

Para ser atendido, basta comparecer à secretaria com um documento de identificação e comprovante de residência, onde o paciente será direcionado para uma triagem e elaboração de um plano de tratamento.

às 20h36
Compartilhe:

O novo Complexo de Especialidades em Saúde da Universidade Tiradentes (Unit), localizado no campus Farolândia, tem como objetivo principal melhorar o atendimento à população e proporcionar mais comodidade aos pacientes e estudantes, já que o complexo centraliza os serviços de diversas áreas da saúde em um só lugar. Para os alunos, isso significa uma oportunidade de aplicar o que aprendem na sala de aula sem precisar se deslocar para longe do campus.

Na área de odontologia, o complexo já está em pleno funcionamento, oferecendo uma série de serviços e práticas que têm beneficiado tanto a comunidade quanto os estudantes do curso. Além disso, o espaço conta com uma equipe de professores altamente qualificados e alunos dedicados, que trabalham em conjunto para oferecer um atendimento integral, abrangendo desde os cuidados básicos, como limpezas e restaurações, até tratamentos mais especializados, como próteses, extrações e estética dental

“Aqui na odontologia, nós atendemos os pacientes de forma integral, com o objetivo de reabilitar, devolver saúde e função. Temos a área de pediatria, com uma clínica infantil dedicada exclusivamente a esse público, com uma equipe especializada. Além disso, oferecemos serviços radiográficos, com uma clínica de radiologia que realiza radiografias convencionais e tomografias. Atendemos pacientes idosos, que em geral apresentam diversas ausências dentárias e fazem uso de próteses. Toda a confecção dessas próteses é feita nos estágios voltados para adultos, onde os alunos realizam o atendimento”, explica o professor de Odontologia, Tauan Rosa.

Integrando a disciplina na prática

A matriz curricular do curso é diferenciada, os alunos começam a ter contato com pacientes a partir do quarto ou quinto período, com atendimentos iniciais, como avaliações e radiografias. “O grande objetivo é que, ao final do curso, os alunos sejam capazes de elaborar um plano de tratamento adequado, enxergando o paciente de forma global e não apenas um dente isolado, como acontece muitas vezes. A partir do sétimo período, os alunos já participam de uma clínica integrada, onde começam a ver o paciente como um todo, unindo várias especialidades”, elenca.

Um dos diferenciais do curso deodontologia da Unit é o foco na saúde bucal integral do paciente. “Atualmente, estamos em uma disciplina chamada dentística, que visa restaurar os dentes e cuidar das cáries, mas vai muito além disso. Nosso principal objetivo é conseguir avaliar a saúde geral do paciente e não apenas realizar procedimentos de restauração. Por isso, mesmo que o paciente não tenha queixas, é importante que ele faça um acompanhamento a cada seis meses para evitar futuros problemas”, explica o professor Tauan.

Para os alunos de odontologia, o complexo representa uma oportunidade única de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “O centro foi ativado e estamos colocando em prática tudo o que aprendemos em sala de aula, agora com os pacientes. Acredito que o complexo seja muito importante, especialmente porque o ambiente aqui ficou mais amplo”, afirma a estudante do 7º período, Luana Isabelle Santos.

Já Bianca Santos, também estudante do sétimo período, vê o Complexo como uma oportunidade de crescimento acadêmico e interdisciplinar. “Esse espaço tem acrescentado bastante à nossa vida acadêmica, pois é mais amplo, com melhor assistência e bem organizado. Além disso, oferece interação com outros cursos, o que nos permite essa interdisciplinaridade”, comenta. 

Essa integração com outras áreas, como fisioterapia, psicologia e enfermagem, é um dos pontos fortes do Complexo, permitindo que os alunos desenvolvam uma visão mais global da saúde do paciente. “Por exemplo, um paciente com disfunção temporomandibular pode ser tratado em parceria com a fisioterapia. Temos também a psicologia ao nosso lado, o que nos permite lidar com pacientes que possuem traumas relacionados a tratamentos odontológicos. Esse complexo é um grande ganho para a população de Aracaju, que pode contar com serviços integrados para resolver diversas necessidades de saúde”, enfatiza Tauan.

Horário de funcionamento

O complexo funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 18h. É importante ressaltar que, por se tratar de uma clínica-escola, o tempo de atendimento pode variar, mas a qualidade dos serviços é garantida pela equipe de professores e alunos.

Para ser atendido, basta comparecer à secretaria com um documento de identificação e comprovante de residência, onde o paciente será direcionado para uma triagem e elaboração de um plano de tratamento.

Leia também: NAF da Unit oferece serviços gratuitos e amplia ações para regularização fiscal

Compartilhe: