Com uma carreira acadêmica marcada pelo trabalho que exerceu como diretor do Centro de Ciências do Homem e da Natureza – CCHN, da Unit, o escritor sergipano radicado na cidade paulista de Santos Rafael Souza Silva enriquece a literatura brasileira com as obras “O voo do anu” e “Cirandas de contar…e quem quiser que conte outras”.
Nascido no município de Capela tem na cultura nordestina o ponto fundamental de sua literatura e mantém forte ligação com seu estado natal, onde vivem familiares.
As obras lançadas durante a IV Bienal do Livro de Itabaiana no ano passado estão disponibilizadas para consulta na Midiateca do Museu da Gente Sergipana, localizado na Avenida Ivo do Prado, 398.
Os livros
Em “O voo do anu” Rafael conta a saga de uma família libanesa e sua vida nos estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Uma história de tristezas, alegrias, choros e risos. Uma história de mistério e suspense. Uma história que mistura lembranças reais do autor – também um migrante nordestino – às criadas por sua imensa habilidade em inventar fatos reais.
Em “Cirandas de Contar… e quem quiser que conte outras”, já em sua segunda edição, Rafael universalizou uma temática que, mesmo situada em Capela, poderia ter acontecido em qualquer outro lugar do Brasil. São histórias de vidas vividas, de vidas morridas, de vidas que nos fazem conhecer como era o universo de um garoto, de sua família, de seus amigos, em um Brasil interiorano.
Consta no acervo da Biblioteca do Campus Centro da Unit a segunda obra de Rafael. O exemplar é liberado para consulta local. Está aí uma boa opção para o leitor que deseje conhecer o cenário rural na visão do literata sergipano.