ESTUDE NA UNIT
MENU

Anjos da Enfermagem promovem alegria para pacientes do Huse

Ação realizada por universitários contou com apresentação de peça teatral e projeção de vídeo sobre história da Páscoa

às 20h23
Anjos da Enfermagem levam alegria para pacientes do Huse
Anjos da Enfermagem levam alegria para pacientes do Huse
Para Caroline o projeto é muito gratificante
Compartilhe:
Anjos da Enfermagem levam alegria para pacientes do Huse

Anjos da Enfermagem levam alegria para pacientes do Huse

O jaleco com adereços coloridos e os rostos pintados chamam a atenção de jovens e adultos pacientes da Ala F do Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Esses são os estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes que integram o projeto Anjos da Enfermagem (AE). Nesta sexta-feira, 2 de maio, os pacientes receberam uma visita muito especial dos anjos, pois a reunião contou com apresentação de peça teatral, projeção de um vídeo sobre história da Páscoa e de desenhos sugeridos pelo Instituto dos AE.

“É uma tarde diferente para as crianças e, ao mesmo tempo, os anjos treinam o trabalho em equipe, planejamento. É um momento onde eles aprendem a exercitar uma atividade educativa e lúdica”, acrescenta a professora Teresinha Silva Dias, responsável pelo projeto na Unit.

Através de brincadeiras, o grupo mobilizou a todos. Islaine Santos de 3 anos chegou hoje ao hospital e mal conteve a alegria de interagir com os anjos. “Assim que ela os viu ficou muito feliz. Adorou”, conta a avó da menina, a dona de casa Maria Zuleide dos Santos, 50. Quem também gostou da presença dos alunos foi a paciente Danielle Bastista, 22, e sua tia, Nanci dos Santos, 44. “Há sete meses ela está em tratamento no Huse devido a um tumor no joelho. E com a visita deles, ela fica bem à vontade”, ressalta Nanci.

Para Caroline o projeto é muito gratificante

Para Caroline o projeto é muito gratificante

A animação cultivada a cada dia no projeto, cativa a estudante do 3º período do curso, Caroline Lima dos Reis. “É a primeira ação efetiva que realizo como anjo da enfermagem e me sinto muito feliz. É muito gratificante, o projeto possibilita uma humanização maior da profissão. Para o enfermeiro, isso é extremamente importante”, observa. Caroline, que se intitula no projeto como ‘Docinho’, integra a nova fase dos Anjos da Enfermagem em 2014.

Lara Reis e Juliana Gabrielle Santos são dos 5º e 7º períodos do curso, respectivamente, e fazem questão de acompanhar algumas ações do grupo. Elas integraram o projeto ano passado e garantem que o trabalho é apaixonante. “Sentimos saudades, pois estávamos sempre em contato com os pacientes”, confessa Lara. “Vi como as crianças superam os sintomas e as doenças que possuem, aprendi a fazer educação em saúde, orientar sobre alimentação e várias coisas que incluem a área da saúde”, acrescenta Juliana sobre as experiências vivenciadas durante sua participação no projeto.

Após as atividades lúdicas, os pacientes também tiveram um momento de integração com o grupo de alunos para conversar sobre educação e saúde.

Até o final do semestre, além das visitas intra-hospitalar, os AE estarão envolvidos em diversos projetos, em especial a campanha para arrecadar produtos de higiene; ações comemorativas ao mês das mães e festa junina; e a recepção da coordenadora nacional dos Anjos da Enfermagem, Jaqueline Duarte no final de maio.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: