ESTUDE NA UNIT
MENU

Aproveite o verão de forma mais saudável

Está difícil iniciar a dieta no ano novo? Confira as dicas do nutricionista Hugo Xavier para manter uma alimentação equilibrada e ajudar no emagrecimento

às 14h21
Waterlemon and orange juice in drinking glass on table - Healthy food style
Waterlemon and orange juice in drinking glass on table - Healthy food style
Compartilhe:

Com a chegada do ano novo surgem aquelas famosas metas e promessas para serem cumpridas. Uma que deve estar no topo da lista de muita gente é emagrecer. Quem não conhece um amigo ou familiar que tenta manter o foco e logo desiste? É, para muitos emagrecer não é tarefa fácil. Ainda mais depois das festas de final de ano, quando aparecem aqueles quilinhos extras.

Vem o verão e aumenta a preocupação com a boa forma. Você sabia que a estação do ano influencia realmente no emagrecimento? Se você está comendo bastante neste verão, já está começando o ano com o “pé esquerdo”.

“No verão, época de muito calor, o nosso metabolismo fica mais lento. Por isso, é preciso fazer a escolha de alimentos mais leves para a ingestão. Diferentemente do inverno, que temos um consumo calórico maior para manter a temperatura do corpo”, explica o nutricionista, doutor Hugo Xavier, coordenador do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes.

O corpo mais exposto para o verão, carnaval, Semana Santa: todo mundo arranja algum objetivo e corre para a academia, além da busca pelas “dietas milagrosas”, desejando um rápido emagrecimento.

“As pessoas querem perder peso o mais rápido possível para chegar no verão em forma. Mas eles esquecem que todo esse processo tem que ser feito de forma saudável. É importante uma reeducação alimentar, são mudanças de hábitos. O apoio profissional é muito relevante para a conquista dos objetivos. O nutricionista precisa fazer uma dieta saudável, que o paciente não sinta fome, e que tenha todos os nutrientes que o corpo necessita. Uma dieta individualizada, porque o desafio de muita gente não é apenas perder peso e, sim, manter”, enfatiza Hugo. 

E você, quer aproveitar a estação mais quente do ano de forma mais saudável e equilibrada? O nutricionista dá dicas de como manter uma alimentação equilibrada nos dias de verão. 

Uma alimentação mais leve é o primeiro passo para obter bons resultados.  Para o corpo, o calor atrapalha a digestibilidade de alguns alimentos.  “Para perda de peso e mudança de hábitos, de forma saudável, a gente recomenda frutas, vegetais e hortaliças que são alimentos que contêm muitos nutrientes e que são pouco calóricos. As gorduras nesse momento são pouco recomendadas, e é aí o maior erro das pessoas. Elas fazem o contrário, optam pelo churrasco, por exemplo. Como estão em férias, vão almoçar fora e acabam exagerando no consumo”, comenta o nutricionista.

A hidratação nos dias de calor também é um ponto muito importante. Para o verão, a recomendação é a ingestão de 2 litros a 2,5 litros de líquido por dia. “Ter sempre um copo de água ao seu alcance faz com que você lembre a todo momento de beber, nem que seja aquele gole mesmo que sem vontade”, sugere Hugo.  

Os sucos e água de coco também são aliados para o verão. “A ingestão de sucos de frutas e até a água de coco pode contribuir para uma boa hidratação no verão e é bastante salutar. A água de coco, por exemplo, tem sais minerais importantes para o nosso corpo”, diz.

Ah! E nada de esquecer da atividade física. A movimentação acelera o metabolismo do corpo, auxiliando também no processo de emagrecimento. E vale mais um alerta: nada de ficar sem comer acreditando que vai emagrecer mais rápido. 

“O fato de você deixar de se alimentar para emagrecer é um mito. O corpo é sábio e vai se adaptando a essa situação. Para a perda de peso, a conta é simples, diminuir a ingestão calórica e aumentar o gasto energético. Neste momento, é importante o consumo de alimentos de baixa caloria, mas que satisfaça o paciente para que não fique com fome”, enfatiza o profissional.

Compartilhe: