ESTUDE NA UNIT
MENU

Aracaju 168 anos: Unit oferece serviços de qualidade à população

A Unit conta com mais de 10 clínicas, núcleos e programas permanentes, e cerca de 250 projetos semestrais.

às 12h33
Compartilhe:

Aracaju completa 168 anos nesta sexta-feira, 17, e a Universidade Tiradentes compartilha dessa alegria todos os dias, oferecendo diversos serviços de qualidade. As ações são voltadas para a comunidade carente e público de diversas faixas etárias, entre eles a clínica-escola de Fisioterapia, a Clínica de Psicologia, o Laboratório Central de Biomedicina (Unit Lab) e a Clínica Odontológica.

“A universidade sempre atuou muito fortemente na extensão e é reconhecida nacional e internacionalmente por conta dos serviços prestados nessa área. Temos uma atuação muito forte nas clínicas; são diversas atividades na área de saúde, principalmente, desenvolvidas na comunidade. São muitas ações e projetos de impacto social”, diz o coordenador de extensão da Unit, Geraldo Calasans.

Juntamente com a pesquisa e o ensino, a extensão é um dos tripés universitários. Todos os cursos de graduação devem conter 10% da carga horária dedicada às atividades extensionistas, contribuindo para a formação integral dos estudantes bem como promovendo transformação social. 

Segundo Calasans, a Unit conta com mais de 10 clínicas, núcleos e programas permanentes, e mais de 250 projetos semestrais (em 2023.1) vinculados às disciplinas de Experiências Extensionistas. Além disso, o Inova Tiradentes também contempla o desenvolvimento da responsabilidade social através dos Projetos Inovadores de Pesquisa e Extensão (Pipex).

“O propósito de ambos é o mesmo: que os alunos também se reúnam em seus cursos para trabalhem por projetos mediante necessidades de comunidades e empresas parceiras. Essas atividades atendem muito mais do que os 10% de curricularização. Ao longo desses anos, a universidade vem exercendo o papel enquanto instituição de ensino superior, contribuindo com o desenvolvimento de Aracaju e do estado de Sergipe de uma forma marcante”, afirma.

A Unit conta com os seguintes serviços de atendimento à comunidade:

Clínica de Psicologia

A Clínica de Psicologia da Unit oferece atendimentos psicológicos de qualidade e acessíveis à população, com tarifa social. Entre eles, psicoterapias individuais, grupo e família, bem como intervenções psicoeducativas e plantões. Para ter acesso ao atendimento na Clínica de Psicologia, o interessado pode comparecer presencialmente na Avenida Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, em Aracaju (SE), ou se preferir, entrar em contato pelo telefone 3218-2213.

Clínica Odontológica

A Clínica Odontológica da Unit oferece serviços a um custo social, no valor de R$ 90 por semestre. Em sendo comprovada vulnerabilidade, o paciente é liberado da taxa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 18h. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3218-2306 ou presencialmente na rua Siriri, 263, Centro, Aracaju.

Os serviços disponíveis na clínica são: cirurgia, extrações dentárias, restaurações, tratamento periodontal (gengiva), endodontia (canal), atendimento a crianças (odontopediatria), radiografias bucais e extra-bucais, próteses dentárias, dentre outros.

Clínica-escola de Fisioterapia

A clínica-escola do curso de Fisioterapia – Ninona Garcia – atende beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) e diversos planos de saúde, como Plamed, Petrobras e Correios. Lá são realizados atendimentos clínicos nas áreas de ortopedia, fisioterapia respiratória, neurofuncional, pediatria e geriatria.

Localizado à avenida João Rodrigues, 200, Bairro Industrial, zona norte de Aracaju (SE), o Centro de Saúde da Unit funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Para informações, os números são 3218-2336 e 3218-2337. Outro canal de comunicação é o e-mail centrofisiounit@hotmail.com.

CAISM

O Consultório de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unit está de portas abertas para mulheres e homens trans residentes em Aracaju. Oferecendo exame de lâmina e de mama gratuito, o Caism auxilia no rastreamento do câncer de colo de útero e de mama no município. Os exames são gratuitos e basta agendar ligando para o número (79) 3218-2136.

Núcleo de Práticas Jurídicas

A Unit conta com quatro Núcleos de Práticas Jurídicas, oferecendo desde orientações jurídicas à própria assistência jurídica gratuita para população hipossuficiente, ou seja, aqueles que recebem até três salários mínimos por mês, na esfera cível. Os endereços e contatos são:

NPJ ARACAJU: Rua Lagarto, 253, Centro, Aracaju – SE, 49010-390, Tel. (79) 3218 – 2323 / Horário de atendimento ao público: das 7h às 11h e das 13h às 17h.

NPJ ESTÂNCIA: Travessa Tenente Elói, S/N – Bairro Alagoas, Estância – SE, CEP 49200-000, (79) 3522-5744 / Horário de atendimento ao público: das 7h às 12h e das 13h20 às 17h.

NPJ ITABAIANA: Rua José Paulo Santana, 1254 – Bairro Sítio Porto, Itabaiana – SE, CEP 49509-875, Tel. (79) 3431-0336 / Horário de atendimento ao público: das 7h às 11h e das 13h às 17h.

NPJ PROPRIÁ: Travessa Santa Luzia, 91, Propriá – SE, CEP 49900-000, Tel. (79) 3218-2374 / Horário de atendimento: das 13h às 17h.

Núcleo de Apoio Fiscal

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Unit (NAF) oferece gratuitamente para a população diversos serviços, dentre eles, a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) e a alteração do nome empresarial. 

Os atendimentos estão sendo realizados em três locais diferentes: no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) da Rua do Turista, no CEAC da Rodoviária Nova, das 7h às 11h. E no NAF Unit na rua Lagarto, nº 253, centro, das 8h às 12h. 

NUPPE

O Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (NUPPE) atende comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade. Para quem deseja ser atendido pelo núcleo, basta procurar a sede do NUPPE, no bloco G do campus Aracaju Farolândia ou pelo Instagram @nuppeunit.

 

Leia também: EaD: como a extensão universitária se aplica na modalidade

Compartilhe: