Mais de 2.000 atletas de todo o Brasil se reuniram em Aracaju para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), um dos maiores campeonatos escolares do país. Entre os dias 18 e 25 de maio, a capital sergipana se torna palco de competições acirradas em diversas modalidades, revelando talentos e promovendo o esporte entre os jovens. A Universidade Tiradentes (Unit) uma das apoiadoras do evento sediou a modalidade de atletismo em seu complexo esportivo, que contou com a participação de 900 atletas nos dias 20 e 21 de maio.
O coordenador de esportes da Unit e diretor geral do Jebs, Walter Thiessen, conta que sediar o atletismo dos Jebs representa mais do que um simples evento esportivo. “Essa iniciativa demonstra o compromisso da Unit em oferecer as melhores instalações, não só para seus alunos, mas também para a comunidade em geral, é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento dos alunos, promover os valores do esporte e fortalecer o compromisso com a comunidade”, elenca Walter.
Este ano, os JEBs trazem uma novidade significativa, com a inclusão da categoria Sub-18, organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Tradicionalmente, os JEBs atendiam à faixa etária de 12 a 14 anos, e agora expandem para jovens de 15 a 18 anos, ampliando as oportunidades de participação e revelando novos talentos para o cenário esportivo nacional.
“A CBDE arca com todas as despesas de transporte, hospedagem, alimentação e estrutura para os participantes de todos os estados. A competição é fundamental não apenas para o cenário esportivo brasileiro, mas também serve como seletiva para o Mundial Escolar, que será realizado no país de Bahrein este ano. Os vencedores das competições em Aracaju representarão o Brasil no Mundial em outubro”, destaca o coordenador.
Revelando talentos
Juliane Nogueira, de 16 anos, veio da cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, para competir no salto em distância em 100 metros e é sua primeira vez participando do Jebs. “Tenho grandes expectativas para esta competição, pois me preparei intensamente para estar aqui. Mesmo que eu não consiga alcançar todos os meus objetivos, estou muito satisfeita com a organização do evento. Estou me preparando há dois anos e meio. Inicialmente, comecei na ginástica artística, mas depois migrei para o atletismo, onde fui descobrindo minha verdadeira paixão e potencial”, revela Juliane.
Já Fabrício Santos, de 17 anos, veio do Amapá, e compartilha que sua experiência de participar dos Jebs está sendo única. “Estar em Aracaju é uma experiência incrível. É a minha primeira vez aqui, e estou maravilhado com a energia da cidade e com a oportunidade de participar do JEBS. Já competi em outros jogos escolares, mas nada se compara a este evento de grandeza e importância”, aborda.
Aracaju foi escolhida como sede do JEBs devido à qualidade de suas instalações esportivas. Além disso, a pista de atletismo da Universidade Tiradentes é uma das melhores do Norte-Nordeste e do Brasil, o que contribuiu significativamente para a escolha da cidade como anfitriã do evento. Tamires Santos, técnica do Clube Geração Atletismo Cianorte no Paraná, confirmou a qualidade e destacou a importância da competição para os jovens atletas.
“Esta não é minha primeira vez em Aracaju. Estive aqui no ano passado para o Campeonato Brasileiro Sub-18 e guardo excelentes lembranças desta cidade e desta pista. Conseguimos resultados impressionantes e até conquistamos um título por equipe representando nosso clube. Agora, estou de volta como parte da seleção paranaense, representando o Paraná. No clube que treino, Geração Atletismo Cianorte, tenho três atletas que estão competindo diretamente comigo. Estou aqui para dar o meu melhor e contribuir para o sucesso da equipe paranaense nesta competição”, compartilha.
Leia também: NPJs aprimoram a prática de alunos com assistência jurídica à população