ESTUDE NA UNIT
MENU

As vantagens da mobilidade acadêmica internacional virtual

“Tive a vantagem de cursar as disciplinas regulares do curso simultaneamente com a disciplina na UPAEP sem atrasar o semestre," diz aluna.

às 17h04
Compartilhe:

Ao ingressar no ensino superior, em 2018, a aluna do curso de Engenharia Mecânica, Danielle Siqueira, se sentiu um pouco perdida com tantas informações até que conheceu o Projeto Mentoria. Foi a partir das orientações dos mentores que a recém-chegada na Universidade Tiradentes descobriu infinitas possibilidades e caminhos que poderia seguir dentro da Unit, inclusive de planejar uma mobilidade internacional.

“Devidamente orientada, procurei usufruir de tudo que a universidade tinha para me oferecer. Participei de diversos eventos, organizei alguns congressos, fui monitora voluntária, fiz publicações pela LAMPA – Liga Acadêmica de Matemática Pura e Aplicada, ministrei minicursos”, lembra

Cursando o 7º período, Danielle é mentora do Projeto Mentoria e intercambista pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional – PROMAI virtual, na Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla – UPAEP (México).

“Tenho muita vontade de fazer um intercâmbio presencial, mas como ingressei na UPAEP em janeiro de 2021, as aulas já estavam ocorrendo de forma virtualizada. Apesar de tudo, “Tive a vantagem de cursar as disciplinas regulares do curso simultaneamente com a disciplina na UPAEP sem atrasar o semestre”, relata.

Cursando uma disciplina de tratamento de resíduos sólidos que agrega muito conhecimento voltado à sustentabilidade, saúde e meio ambiente, ou seja, tópicos essenciais para desenvolvimento de projetos de engenharia, Danielle, além dos aprendizados acadêmicos, adquiriu conhecimentos sobre as legislações, costumes e cultura mexicana. Também desenvolveu habilidades de comunicação e conversação em inglês e espanhol conversando com nativos mexicanos e outros intercambistas.

“Tenho conhecimentos básicos em espanhol e intermediários em inglês, mas não sou fluente. Apesar de ser uma universidade mexicana, a UPAEP oferta disciplinas em inglês ou espanhol. Dessa forma optei pela disciplina em inglês e observei o quanto expandi meu vocabulário e desenvolvi mais a capacidade de entendimento”.

A mentora explica ainda que as disciplinas escolhidas podem ser síncronas (ao vivo) ou assíncronas (gravadas) e o aluno pode optar pela modalidade de acordo com a disponibilidade.

“Como a minha rotina é corrida, por conta do trabalho, da faculdade e, também, pela diferença no fuso horário, optei por fazer a disciplina assíncrona pois dessa forma eu assisto minhas aulas e faço as minhas atividades nos fins de semana. Além disso, eu continuo matriculada normalmente na Unit cursando as disciplinas regulares do meu período, ou seja, eu posso fazer um intercâmbio e não atrasar o meu curso. As aulas do intercâmbio iniciaram em janeiro e estão previstas para encerrar em maio”, conta.

Com o sonho de se tornar professora universitária fora do país, Danielle empreende todos os esforços no intercâmbio, mesmo não sendo presencial. A estudante entende que essa experiência, na carreira acadêmica e profissional, será decisiva em processos seletivos para bolsas de estudos para mestrado e doutorado.

“Por se tratar do meu futuro, as atividade e provas são feitas com muita dedicação pois chegar no meu objetivo profissional depende principalmente de mim. Ressalto o quanto nós, estudantes da UNIT, somos sortudos em ter um setor de Relações Internacionais que ajuda em todo o processo, desde a escolha das disciplinas, envio de documentação, dúvidas e questões burocráticas até o acompanhamento para saber se temos alguma dificuldade com a disciplina, fuso horário ou com o idioma. Tudo isso é feito com muito carinho e dedicação. Sou imensamente grata pela oportunidade de participar desse programa”, conclui.

 

Leia também:

Mobilidade acadêmica virtual promove novas experiências a estudantes

Grupo Tiradentes abre inscrições para Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual

Grupo Tiradentes mantém mais de 80 parcerias internacionais

Compartilhe: