ESTUDE NA UNIT
MENU

Assistir vídeos relaxantes na internet realmente surte efeito?

Pesquisadores do Reino Unido concluíram que pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade são as mais beneficiadas pela técnica.

às 11h40
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A tendência de conteúdos relaxantes entre a Geração Z tem crescido. Os jovens têm encarado o estresse recorrendo a vídeos calmantes na internet, desde sprints de leitura, ASMR, transmissões ao vivo que promovem conforto com sons da natureza, entre outros. Eles veem o YouTube como um espaço seguro onde podem apertar o ‘play’ e relaxar, mas realmente esse tipo de vídeo surte efeito para acalmar?

Pesquisadores da Universidade Northumbria (Reino Unido) concluíram que pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade são as mais beneficiadas pela técnica. Foi observado que durante o trabalho, ainda que entre os participantes que disseram ser usuários recorrentes dos vídeos de ASMR, houve uma queda no nível de ansiedade após assistirem à prática, indicando benefícios diretos para a saúde mental.

O YouTube tem uma biblioteca enorme de vídeos relaxantes sobre destinos distantes e o mundo natural. Os formatos mais populares incluem transmissões ao vivo de animais e filmes imersivos na natureza com mais de 10 horas de duração, que geralmente têm uma trilha sonora meditativa.

ASMR é a sigla para ‘autonomous sensory meridian response’, ou seja, resposta autônoma do meridiano sensorial. Quando falamos em vídeos de ASMR, estamos falando de vídeos calmantes, muitas vezes sedativos, que incluem imagens e sons serenos. Esse conteúdo geralmente mostra pessoas sussurrando (ou fazendo sons suaves), o que pode ajudar os ouvintes a relaxar e até provocar uma sensação de formigamento suave no couro cabeludo e no corpo.

Além de todo o estímulo visual e auditivo, um dos aspectos mais apreciados desse tipo de vídeo é a simetria. Uma das fontes de ansiedade chama-se ‘coisas abertas’: palavras mal ditas, questões não respondidas. A assimetria traz uma sensação de coisa aberta, e gera um tipo de sofrimento. Não um sofrimento catastrófico, mas um pequeno sofrimento. Quando se depara com a simetria, dá mais uma vez a sensação de alívio que as pessoas tomam como prazer.

 

Com informações de Think With Google, Extra e Canal Tech.

 

Leia também: Dicas para relaxar após um dia intenso de estudos

Compartilhe: