No Dia do Profissional da Educação Física, 1º/09, os cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Universidade Tiradentes promoveram um evento com atividades integrativas, esportes e aula inaugural para calouros e veteranos. Os discentes realizaram jogos, brincadeiras e esportes na Vila Olímpica do campus Farolândia com estudantes de duas escolas de Aracaju; à tarde, participaram de palestra sobre a interface da profissão, e à noite, apresentação de crossfit e aulão de ritmos com DJ.
“A nossa proposta foi inovar para viver o Dia do Profissional da Educação Física não só com a palestra, mas com atividade física, recreativa, esportiva, visando a importância da atividade física, do movimento humano para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Convidamos alunos do Colégio Dinâmico e do Colégio Estadual Presidente João Sena, e nossos estudantes desenvolveram atividades com eles. Talvez seja a primeira oportunidade que eles tiveram de estar na Unit”, diz o coordenador operacional dos cursos da Saúde, MSc. Antenor de Oliveira Silva Neto.
Uma das formas de atuação mais conhecida do profissional da educação física é justamente nas escolas. “Através do curso de licenciatura, eles estarão promovendo a atividade física para benefício do movimento humano, porém, dentro da escola. Ou seja, pensando na formação daquele estudante. Se pensar, por exemplo, em uma criança obesa ou diabética, então, o profissional vai lidar com tudo isso no curso de licenciatura”, explica.
No entanto, o leque de possibilidades é variado. “No bacharelado, o profissional estará atuando em academia, hotéis, clubes, assessorias esportivas, entre outros. São muitas opções, mas em todas elas visando a manutenção da saúde do indivíduo, sendo capaz de prescrever e de orientar o paciente. As pessoas hoje em dia têm uma preocupação muito grande com a saúde e muitas vezes não buscam um profissional de qualidade, buscam em rede social”, ressalta.
Tratamento preventivo
“Existe um profissional que é qualificado para capacitar e orientar uma atividade física a fim de evitar lesões e doenças em decorrência da forma inadequada de realizar uma atividade. Muito tem se discutido sobre a importância do profissional da educação física junto à sociedade. Esse profissional, atua muito de forma preventiva e multidisciplinar. Não adianta um tratamento só com medicamento. Com as atividades físicas e esportivas, o paciente melhora muito através da liberação de hormônios”, afirma Antenor.
A prática de atividades físicas aliada a uma alimentação saudável, com pouco sal, gorduras e frituras, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, osteoporose e até mesmo depressão.
Leia também: Saúde mental e ansiedade são preocupações pós-pandemia