ESTUDE NA UNIT
MENU

Atletas da Unit participam de preparação física virtual voltada para universidades sul-americanas

A iniciativa contou com a participação de mais de 200 atletas de diversas instituições de ensino. O professor Edivar Júnior, do Unit Esportes, fez o aquecimento inicial de todos os esportistas.

às 14h09
Coordenador do Unit Esportes, professor Walter Thiessen (Foto: Arquivo)
Coordenador do Unit Esportes, professor Walter Thiessen (Foto: Arquivo)
Compartilhe:

No último sábado, dia 20, atletas de várias modalidades da Universidade Tiradentes participaram de preparação física virtual voltada para instituições de ensino sul-americanas. O projeto de uma universidade chilena contou com a participação de mais de 200 atletas. O professor Edivar Júnior, do Unit Esportes, fez o aquecimento inicial de todos os participantes.

“É um momento diferente que estamos vivenciando. Os atletas que estão em casa precisam de motivação, fazer alguma atividade, e a fórmula que encontramos para incentivá-los foi de fazer uma aula com outros treinadores, como se trabalha a parte física em outros países, e também promover uma interação e criar um vínculo com outros atletas”, declara o professor Walter Thiessen, coordenador de Esportes da Unit.

“Foi um encontro bastante proveitoso e treinos bem elaborados. É muito importante essa troca, conhecer pessoas, culturas, formas de trabalho e desenvolvimento físico diferentes”, acrescenta.

Para a atleta de karatê Manuella Guimarães, estudante do curso de Engenharia Mecatrônica da Unit, a iniciativa foi bastante relevante e trará evolução para os treinos diários. “Nós tivemos a oportunidade de treinar com atletas de diferentes modalidades, o que normalmente não acontece, e ainda treinar com técnicos de diferentes universidades de diversas países da América do Sul, como Chile, Colômbia, Uruguai e Argentina. Esse tipo de intercâmbio é muito interessante por conta da troca de conhecimento”, enfatiza.

“Os técnicos passaram alguns exercícios que estava acostumada, porém com uma abordagem diferente, e isso acaba evoluindo no nosso treino, podendo adaptar essas diferentes formas ao nosso treino diário”, complementa a atleta campeã e vice-campeã de duas modalidades nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) no ano passado. Manuela também representou a Unit nos Jogos Universitários do Nordeste – Junes – na modalidade virtual do karatê e garantiu a terceira colocação na competição que aconteceu no mês de maio.      

A iniciativa faz parte de um projeto maior já discutido entre os responsáveis da área de Esportes das instituições de ensino para a realização de um campeonato universitário sul-americano em algumas modalidades.

“A experiência foi enriquecedora e de grande valia. Ficaram todos satisfeitos em estarem nesse início de projeto com as universidades da América do Sul, e, em um futuro próximo, gerar um intercâmbio até presencial”, comenta o egresso do curso de Educação Física da Unit e professor de natação do Unit Esportes Edivar Júnior. 

“Como a gente precisou se reinventar por conta da pandemia, eu ainda não tinha dado uma aula para uma quantidade tão grande de pessoas, e foi muito bom, é uma motivação ainda maior. Essa aula foi assim um divisor de águas em relação a essa questão de aulas on-line. A gente também acaba aprendendo bastante”, finaliza.

Compartilhe: