ESTUDE NA UNIT
MENU

Biomédica recém-contratada pelo IHHS fala sobre a sua trajetória na Unit

Melissa Samara Nunes, egressa do curso de Biomedicina, atua no banco de sangue do hemocentro que atende a hospitais, clínicas e maternidades de Sergipe

às 20h09
Compartilhe:

A experiência prática nos bancos e laboratórios da universidade fornece conhecimentos e habilidades importantes para o futuro profissional ingressar e se firmar no mercado de trabalho. E muitas vezes, a trajetória em uma empresa pode começar ainda no estágio curricular. Isso foi o que aconteceu com a biomédica Melissa Samara Almeida Hora Nunes, egressa do curso de Biomedicina. Formada no período 2023-2, ela foi recentemente contratada pelo Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), um hemocentro que coleta e fornece sangue e derivados para hospitais, clínicas e maternidades das redes pública e privada em Sergipe.

No IHHS, Melissa começou como estagiária, atuando em um dos setores do banco de sangue, em etapas que vão desde a triagem de doadores e coleta de sangue até os testes laboratoriais pré- transfusionais e a transfusão sanguínea propriamente dita em pacientes necessitados. O período de estágio durou quatro meses. “Me formei em dezembro de 2023 e logo após recebi uma proposta de contratação do local onde estagiava”, lembra ela. 

Após a contratação, no final de janeiro, Melissa continuou atuando no banco de sangue, realizando os testes pré transfusionais e transfusões sanguíneas. “Desde o início da faculdade a área do banco de sangue sempre chamou minha atenção, e através da oportunidade ofertada pela grade curricular do curso de Biomedicina, eu pude ter uma habilitação a mais na área que almejava”, diz a egressa, destacando os conteúdos teóricos e práticos ensinados ao longo do curso na Unit. “Durante a graduação, participei de projetos de extensão a fim de garantir e somar cada vez mais conhecimento sobre a biomedicina, que me auxiliaram tanto na vida pessoal quanto profissional”, acrescentou. 

Boa parte das atividades práticas previstas na grade do curso acontece no Laboratório Central de Biomedicina da Unit (Unit Lab), no centro de Aracaju, uma das mais completas unidades laboratoriais de universidades brasileiras, e que atende principalmente a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Unit Lab foi essencial no meu processo de formação. A experiência que passamos lá é incrível e de muita importância para aperfeiçoamento do conhecimento adquirido nas aulas. Além disso, contamos com excelentes professores e preceptores, a qual tenho minha total gratidão”, agradece a ex-aluna. 

Ela também define o processo de estudos como “árduo porém gratificante, desde o início”. A jovem aluna conciliava os estudos com o trabalho e com outro curso de graduação que fazia: o de Farmácia, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Eu sempre tive uma frase em minha mente: ‘Suporta o processo, que o propósito será lindo’. Sou grata a todos que estiveram ao meu lado durante essa trajetória e me ajudaram na realização de um sonho”, agradece. 

O gosto pela profissão foi aumentando na medida em que Melissa foi fazendo o curso. Segundo ela, a biomedicina lhe encantou por proporcionar diversos caminhos a ser seguidos. “São muitas habilitações, que faz com que a gente tenha mais oportunidades de atuação frente ao mercado de trabalho, além de atuar a serviço da saúde e da ciência”, resumiu Samara, afirmando que procura sempre o sucesso profissional, buscando sempre excelência em tudo que faz, “a fim de adquirir cada vez mais conhecimento para colocar em prática a serviço da saúde”.

Leia mais:
Biomédica de Itabaianinha alia a formação da Unit à experiência no interior
Imersão nas profissões de Saúde: Feivest revela o futuro dos cuidados e bem-estar

Compartilhe: