ESTUDE NA UNIT
MENU

Buzzwords: palavras-chaves que estão em evidência

Conhecidas também como chavões, as buzzwords ganham evidência em cenários atípicos de grande relevância. Estas palavras-chave podem auxiliar na produção de conteúdo.

às 01h29
(Imagem: Freepik)
(Imagem: Freepik)
Professor Alexandre Chagas
Compartilhe:

Por Raquel Passos e Cecília Oliveira

Você sabe o que são “buzzwords”? Trata-se de palavras-chave ou uma frase que são populares em um determinado momento. De acordo com o professor de Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes Alexandre Chagas, além de empreendedorismo e empoderamento são bons exemplos.

No processo da Comunicação, a buzzword passar a ser um artifício para que uma palavra conhecida popularmente possa trazer um novo conceito. “Na área do Marketing Digital, por exemplo, engajamento se tornou uma buzzword do segmento. Todas as áreas acabam elegendo suas buzzwords que acabam sendo usadas com mais frequência”, exemplifica o professor Alexandre.

Ou seja, nada mais são que chavões, palavras que ficam na moda por determinado tempo e contexto, ajudando a impulsionar conteúdos relevantes do momento. “Até a própria palavra buzzwords se encaixa no termo, pois de certo modo foi criado justamente para dar classificação a essas palavras”, explica o professor do curso de Publicidade da Unit, Cleon Menezes. 

Ele ainda pontua a situação atípica que é a pandemia que o mundo vivencia atualmente e este fato tende a aumentar a ênfase de novos termos. “Quando estamos inseridos a contextos que são divergentes, a própria palavra quarentena, mesmo já conhecendo de muito antes, agora vem como uma buzzword dentro de outro contexto”, esclarece Cleon.

Alexandre Chagas prevê que a buzzword dos próximos meses pode ser Conteúdo Inteligente.

Buzzwords

Nesse momento atípico, ter ampla noção do contexto e atenção especial quanto aos termos que são utilizados podem te ajudar a identificar se já estão saturados. O buzz fica forte quando se trata de um momento em que raramente acontece na sociedade.

“É importante identificar os conteúdos que estão em evidênckia no momento por dois motivos: para não repetir o que todo mundo está falando e para dar uma nova perspectiva sobre esse mesmo conteúdo”, pontua o professor de Publicidade, Cleon Menezes.

Uma buzzword surge quando está relacionada ao conceito aplicado e é adequada ao contexto da área. No site da B9 há um podcast sobre buzzword com discussões sobre aqueles termos que já deveriam ser esquecidos.

 ganhou visibilidade e passou a ser utilizada praticamente em todas as áreas Alexandre ainda avisa que a próxima buzzword para o Marketing Digital possa ser Conteúdo Inteligente e que nos próximos meses ela terá mais evidência.

Compartilhe: