Com o tema diversidade em pauta, palestrante de aula inaugural traz à discussão um repensar sobre a forma de ensino
A coordenação do curso de Pedagogia reuniu na noite dessa quinta-feira, no Auditório Geraldo Chagas, no Campus Centro, os alunos calouros com o objetivo de recepcioná-los e de mostrar a esses acadêmicos que recém-ingressaram na instituição o que ela tem a oferecer durante a trajetória universitária. O objetivo, segundo afirma a professora e coordenadora do curso Vanda Salmeron é estimular a esses novatos a fim que possam aproveitar intensamente os ensinamentos da academia tornando-se assim profissionais habilitados ao mercado de trabalho.
Na oportunidade, foram convidados calouros das demais licenciaturas oferecidas no Campus Aracaju Centro a assistirem uma palestra proferida pelo professor Marcos Paulo da UFAl, que na ocasião abordou o tema Educação e Direitos Humanos, Reflexões pontuais sobre educação, gênero e diversidade.
Esse acolhimento aos alunos é fundamental porque é uma forma também de homenageá-los, lembra a professora Vanda que, ao falar sobre o palestrante, disse que o mesmo revela com sua abordagem a importância da academia e do acadêmico abrir espaço para discutir um tema cada vez mais pertinente como é o caso da diversidade e a questão de gênero.
Na opinião do palestrante, professor Marcos, a intensão da abordagem é trazer à tona reflexões pontuais quando o assunto é educação, especialmente em se tratando da diversidade vivenciada por atores sociais que ao longo dos últimos 513 anos por algum motivo estiveram exclusos da escola.
‘É preciso fomentar junto a esse público que serão futuros educadores uma reflexão sobre o papel que eles têm na discriminação de uma outra cultura e prática social para entender que essa escola que sempre foi vista de um determinado modo e para um determinado público, precisa repensar o acesso desses sujeitos com corpos, identidades e experiências de necessidades diferenciadas”, afirma o palestrante, dizendo que somente desta forma será possível desenvolver um trabalho que contemple dentro da lógica da exclusão, o respeito, a solidariedade e a tolerância.