ESTUDE NA UNIT
MENU

Capela da Unit: atividades reúnem estudantes e comunidade da região

As missas na capela acontecem com a participação de alunos, colaboradores e professores, toda segunda, às 11h, quartas e quintas, às 17h.

às 11h34
Capela da Unit (acervo)
Capela da Unit (acervo)
A coordenadora da capela, Rosângela Aragão.
Compartilhe:

Em 1990, quando começou a obra de construção da futura cidade universitária da Universidade Tiradentes (Unit), no bairro da Farolândia, existia apenas uma capela. Em uma área que antes era restinga e dunas, ao redor da pequena igreja, cresceu o campus e se desenvolveu o bairro. 

Após a aquisição do terreno para a instalação da universidade, a primeira ação foi a restauração da capela, como prova de respeito à memória da localidade. “Todos falam que a capela da universidade é o coração da Unit. Esse coração que pulsa amor. As pessoas se sentem muito acolhidas e muito amadas. A capela é muito presente dentro da instituição e também pra comunidade”, disse a coordenadora da capela, Rosângela Aragão.

As missas na capela acontecem toda segunda-feira, às 11h, quartas e quintas-feiras, às 17h, com a participação de alunos, colaboradores e professores da Unit. “São os alunos que tocam e fazem as leituras, ou alguém da comunidade, mas sempre que o aluno está presente é a peça fundamental. Primeiramente, Deus depois, o aluno. A gente procura fazer com que o aluno se sinta participante”, afirma.

Às quinta-feiras, depois da missa, o Grupo Reaviva reúne-se para um encontro de oração. Além disso, a capela realiza encontros festivos como a Trezena de Santo Antônio, Noite Cultural e Auto de Natal. “A Trezena de Santo Antônio se tornou tradicional não só dentro da instituição, mas na região da Farolândia, Augusto Franco, Atalaia e Coroa do Meio”, revela Rosângela.

Via Sacra

Seguindo a tradição da Quaresma, a capela realizará a Via Sacra. “Uma semana antes da Semana Santa a gente vai realizar a Via Sacra ao redor da capela, com alunos, comunidade e pessoas que se sentirem chamados a participar. É sempre antes da missa, às 16h”, convida Rosângela.

Prática comum do período que antecede a Páscoa, principal celebração do calendário religioso cristão, a Via Sacra é a reconstituição do caminho que Jesus Cristo percorreu antes de ser crucificado. 

 

Leia também: Capela da Unit realiza a Trezena de Santo Antônio

Compartilhe: