V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Capela da Unit realiza a Trezena de Santo Antônio

Por conta da pandemia, pelo segundo ano, as celebrações ao primeiro santo do ciclo junino são transmitidas pelo Instagram da Capela da Unit

às 16h04
“Todos os dias nós teremos a presença de um padre que lerá o evangelho e fará a reflexão. Um aluno, um ex-aluno e alguém da comunidade irão ler o milagre do dia. Tudo isso vai acontecer no Instagram da capela”.
Compartilhe:

Por Amália Roeder e Raquel Passos

A tradição da Trezena de Santo Antônio, há 23 anos, marca o início do mês de junho para toda a comunidade acadêmica da Universidade Tiradentes. Afinal, é no início do período junino que a Capela da Unit, situada no Campus Aracaju Farolândia, realiza atividades alusivas ao santo tão tradicional para o nordestino.

A missa de abertura no último dia 04 deu início à programação. Até dia 12, as atividades ocorrem no perfil da Capela no Instagram, sendo o dia 13, o encerramento via YouTube da Unit a partir das 17h, neste link.

De acordo com a assistente administrativa, que coordena os trabalhos no templo, Rosangela Maia, os alunos da Unit que frequentam a Capela são bem participativos, são quem tocam as músicas festivas nas celebrações. “Todos os dias nós teremos a presença de um padre que lerá o evangelho e fará a reflexão. Um aluno, um ex-aluno e alguém da comunidade irão ler o milagre do dia. Tudo isso vai ser transmitido ao vivo no perfil da Capela no Instagram (@capeladaunit)”, informa.

Santo Antônio, considerado casamenteiro, padroeiro dos pobres e por ajudar a encontrar objetos perdidos, é o primeiro santo do ciclo junino e uma referência, segundo Rosangela Maia, para os nordestinos.

“Antônio de Pádua, um homem muito temente a Deus, que se colocou a serviço de Deus, da igreja, representa muito a fé do povo nordestino, O santo que não desanimou. Um dos milagres de Santo Antônio foi em um momento de pregação em que ninguém o ouvia. Perseverante, ele continuou, até que peixes de um rio próximo colocaram a cabeça para fora da água para ouvir. Essa perseverança representa muito de nós, nordestinos”, ressalta a coordenadora da Capela.

Capela da Unit

A Capela, construída em 1840, foi mantida com a construção do Campus Aracaju Farolândia. A Universidade Tiradentes investiu na restauração do espaço de oração conservando a estrutura original até os dias atuais.

Em funcionando desde a inauguração do campus, nos anos 90, o templo realiza durante todo o ano uma vasta programação religiosa e cultural, com participação alunos, professores, funcionários da Universidade e a comunidade do Augusto Franco, que com a pandemia, desde ano passado, mantém as atividades, em ambiente virtual.

Os capelães são Frei Cidmário Bezerra e Anderson Pina. As missas são celebradas todas as segundas-feiras, às 11h, e quartas e quintas-feiras, às 17h. As reuniões com o Grupo de Oração Reaviva acontecem às quintas-feiras, após o ato religioso, com transmissão pelo @capeladaunit.

 

Leia também:

Conheça a Política Geral de Extensão do Grupo Tiradentes

Compartilhe: