ESTUDE NA UNIT
MENU

Capela da Unit realiza a Trezena de Santo Antônio

Por conta da pandemia, pelo segundo ano, as celebrações ao primeiro santo do ciclo junino são transmitidas pelo Instagram da Capela da Unit

às 16h04
Compartilhe:

Por Amália Roeder e Raquel Passos

A tradição da Trezena de Santo Antônio, há 23 anos, marca o início do mês de junho para toda a comunidade acadêmica da Universidade Tiradentes. Afinal, é no início do período junino que a Capela da Unit, situada no Campus Aracaju Farolândia, realiza atividades alusivas ao santo tão tradicional para o nordestino.

A missa de abertura no último dia 04 deu início à programação. Até dia 12, as atividades ocorrem no perfil da Capela no Instagram, sendo o dia 13, o encerramento via YouTube da Unit a partir das 17h, neste link.

De acordo com a assistente administrativa, que coordena os trabalhos no templo, Rosangela Maia, os alunos da Unit que frequentam a Capela são bem participativos, são quem tocam as músicas festivas nas celebrações. “Todos os dias nós teremos a presença de um padre que lerá o evangelho e fará a reflexão. Um aluno, um ex-aluno e alguém da comunidade irão ler o milagre do dia. Tudo isso vai ser transmitido ao vivo no perfil da Capela no Instagram (@capeladaunit)”, informa.

Santo Antônio, considerado casamenteiro, padroeiro dos pobres e por ajudar a encontrar objetos perdidos, é o primeiro santo do ciclo junino e uma referência, segundo Rosangela Maia, para os nordestinos.

“Antônio de Pádua, um homem muito temente a Deus, que se colocou a serviço de Deus, da igreja, representa muito a fé do povo nordestino, O santo que não desanimou. Um dos milagres de Santo Antônio foi em um momento de pregação em que ninguém o ouvia. Perseverante, ele continuou, até que peixes de um rio próximo colocaram a cabeça para fora da água para ouvir. Essa perseverança representa muito de nós, nordestinos”, ressalta a coordenadora da Capela.

Capela da Unit

A Capela, construída em 1840, foi mantida com a construção do Campus Aracaju Farolândia. A Universidade Tiradentes investiu na restauração do espaço de oração conservando a estrutura original até os dias atuais.

Em funcionando desde a inauguração do campus, nos anos 90, o templo realiza durante todo o ano uma vasta programação religiosa e cultural, com participação alunos, professores, funcionários da Universidade e a comunidade do Augusto Franco, que com a pandemia, desde ano passado, mantém as atividades, em ambiente virtual.

Os capelães são Frei Cidmário Bezerra e Anderson Pina. As missas são celebradas todas as segundas-feiras, às 11h, e quartas e quintas-feiras, às 17h. As reuniões com o Grupo de Oração Reaviva acontecem às quintas-feiras, após o ato religioso, com transmissão pelo @capeladaunit.

 

Leia também:

Conheça a Política Geral de Extensão do Grupo Tiradentes

Compartilhe: