Descrita como o coração da Universidade Tiradentes (Unit), a Capela localizada no Campus Farolândia é um lugar muito especial para acolher as pessoas, fortalecer a fé e reaprender a fazer o bem. Suas atividades consistem não apenas em missas, mas também em aprendizado e encontros que transcendem o ambiente acadêmico, oferecendo diversas oportunidades para a comunidade universitária se conectar com a fé e com o próximo
Coordenando a capela há mais de 20 anos, Rosângela Aragão Maia, destaca a importância desse espaço, onde as pessoas se conectam com Deus e se sentem acolhidas. “A Capela é um local de acolhimento, de aconchego, de paz, onde as pessoas se sentem acolhidas e se conectam com Deus. É um local sagrado, é um santuário. Portanto, o intuito da capela é acolher”, ressalta a coordenadora.
Aberta tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo, a Capela é um refúgio para muitos. Essa é a opinião de Adson Muller, mestrando em Direitos Humanos na Unit, que começou a participar das atividades e missas do local em 2017. Após concluir a graduação, ele se tornou estudante de mestrado e professor de violão e canto para os frequentadores da capela.
“Acho que a principal função da capela é acolher aqueles que muitas vezes nem imaginam que podem ser acolhidos. Aqui elas encontram as portas abertas, se ajoelham, contemplam o Santíssimo e saem daqui confortáveis. Além disso, pessoas se conheceram, se relacionaram, casaram e até batizaram seus filhos aqui. É um refúgio para aqueles que são do interior e desejam participar da missa diária”, destaca o mestrando.
Espaço de fé e cultura
A Capela da Unit além de um espaço de fé também oferece cultura, que promove eventos como a Noite Cultural e a Trezena de Santo Antônio, unindo religiosidade e tradição. As aulas de Canto e Violão, que são ministradas por Adson e pelo professor Pedro Oliveira, são gratuitas e abertas à comunidade, elas oferecem a oportunidade de desenvolver talentos e se conectar com a música.
“A Capela da Unit já há muito tempo possui eventos que ocorrem anualmente, como a Noite Cultural e a Trezena de Santo Antônio, que é um momento religioso, mas que também envolve os fogueiros culturais da universidade e do nosso estado no período junino. E claro, temos as aulas de Canto e Violão. Portanto, é uma comunidade viva e pulsante, como um coração de mãe que acolhe a todos”, elenca o professor de violão da Capela, Pedro Oliveira.
Programação e inscrições
As missas ocorrem às segundas-feiras, às 11 horas, e quartas e quintas-feiras, às 17 horas.
Já as aulas de violão e técnica vocal, são abertas a todos e as inscrições podem ser realizadas através do Instagram oficial da Capela da Unit.
Leia também: Unit debate oportunidades no setor de óleo e gás em Sergipe