ESTUDE NA UNIT
MENU

Capela da Unit retorna com missas presenciais

Com protocolos de biossegurança, as celebrações na Capela acontecem às segundas, às 11 horas e quartas e quintas, às 17h. 

às 23h13
Compartilhe:

A tradicional Capela da Universidade Tiradentes, localizada no Campus Aracaju Farolândia da Unit, retoma as suas atividades de forma presencial. Durante a pandemia do novo coronavírus, as missas e celebrações festivas eram realizadas de forma online pelo YouTube da Unit ou pelo Instagram da Capela.

Com os protocolos de biossegurança estabelecidos pela instituição de ensino, o local poderá receber 16 pessoas na parte interna. “Desde ontem, nós iniciamos as missas com os bancos sinalizados para que haja o distanciamento social, além da utilização do álcool em gel na entrada da capela”, declara Rosangela Maia, coordenadora da Capela.

As celebrações acontecem às segundas, às 11 horas com o Frei Cidmário Bezerra e quartas e quintas, às 17h, com o Padre Anderson Pina e Frei Cidmário Bezerra, respectivamente.

“As missas estão abertas a todos, alunos, funcionários e comunidade em geral. Mesmo com o número limitado internamente, tem a área externa da Capela que as pessoas podem ficar e participar das celebrações”, salienta.

A Capelinha, como é carinhosamente chamada, também é palco para diversos encontros festivos anualmente, como a Noite Cultural e Auto de Natal, além da Trezena de Santo Antônio com a participação de acadêmicos e da comunidade dos bairros Atalaia e Coroa do Meio, localidades circunvizinhas

Capela da Unit

Construída em 1840, a Capela da Unit é um marco histórico para o Bairro Farolândia. Com a aquisição do terreno para a instalação da Universidade Tiradentes, o espaço foi restaurado como prova de respeito à memória da localidade.

A Universidade Tiradentes é uma das raras Instituições que desfrutam do privilégio de possuir no Campus um espaço de oração. Esta é mais uma das ofertas do Campus Aracaju Farolândia da Unit, onde está edificada uma Capela, datada de 1840, período em que o terreno ainda pertencia à família de José Domingues Fontes.

Tradição na região Nordeste, a presença das capelas era fator imprescindível nas propriedades particulares. Nelas, eram celebradas as cerimônias de batizados, casamentos, funerais e até sepultamentos. A existência de uma Capela sob o domínio familiar também representava status e sinônimo de riqueza cultural e fé, requisitos determinantes nas clãs tradicionais.

Foi pensando no resgate desses valores, que a Unit investiu no restauro da sua Capela, conservando a estrutura original, bem como os túmulos, com datas a partir de 1907, localizados no interior do templo.

Funcionando desde a inauguração do Campus Aracaju Farolândia, a Capela realiza durante todo o ano uma vasta programação cultural. A Noite Cultural, a Trezena de Santo Antônio, além de outras festividades em consonância com o calendário litúrgico representam momentos importantes para os fiéis assíduos às suas atividades. No templo, alunos, professores, funcionários da Universidade, e a comunidade do Augusto Franco se reúnem para orações, confraternizações e acompanham de perto o calendário religioso e cultural.

As missas são celebradas todas as segundas-feiras, às 11h, e quartas e quintas-feiras, às 17h. As reuniões com o Grupo de Oração Reaviva acontecem às quintas-feiras, após o ato religioso.

Acesse a rede social da Capelinha da Unit e participe.

 

Leia também:

Capela da Unit: marco histórico para o bairro Farolândia

Compartilhe: