ESTUDE NA UNIT
MENU

Caranguejo Uçá é tema de estudo na Unit

Alunos do 5º período do curso de Administração do Campus Estância desenvolvem na manhã do sábado, 21, no município de Indiaroba, um importante projeto extensionista

às 17h46
Conscientizar para preservar
Conscientizar para preservar
Compartilhe:

Intitulado “A sustentabilidade da pesca do Caranguejo Uçá” (conhecido cientificamente como Ucides Cordatus), o projeto de extensão é coordenado pelo professor e coordenador do curso Wellington Silva, e atende com especificidade a comunidade de pescadores do município localizado na região sul do estado. Tem por objetivo principal analisar o processo de captura desse crustáceo, cuja carne é muito apreciada na culinária e sua carapaça utilizada no artesanato, em cosméticos e na alimentação animal.

“Pretendemos desenvolver junto aos pescadores e à comunidade o conceito de sustentabilidade visando à integração do homem, ator da sociedade em seu desenvolvimento, com a apresentação de ideias e propostas para a vida sustentável”, explica o professor Wellington. Ele lembra que durante as oito horas de atividades destinadas ao projeto, os alunos farão palestras de integração e conscientização sobre a importância de etapas como o defeso, por exemplo, necessária à preservação da espécie. A pretensão é fazer com que os alunos sintam-se responsáveis pela comunidade onde vivem e a comunidade sinta-se parte da universidade.

É fato que alguns pescadores estão utilizando certos métodos de capturas do caranguejo que estão degradando os manguezais. Daí, a realização de ações de conscientização que fiquem permanentes na comunidade de pescadores, orientando-os ao melhor método de captura.

“Através deste projeto que conta com uma palestra proferida pelo Engenheiro Ambiental José Fernando Ávila Soares Sobrinho, desejamos estimular pequenas atitudes capazes de promover grandes transformações que serão assumidas pelos pescadores e filhos, motivados pela consciência e necessidade de buscar seu sustento no meio ambiente, extraindo com responsabilidade e pensando nas próximas gerações”, finaliza o professor Wellington Silva.

Compartilhe: