ESTUDE NA UNIT
MENU

Carreira: estudo e orientação são fundamentais

Egresso do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tiradentes Sergipe, Vitor contou com apoio do Unit Carreiras

às 02h55
Vitor de Farias Teodoro
Vitor de Farias Teodoro
Compartilhe:

Uma rotina de estudo e de conhecimento de mercado levou o analista ambiental Vitor de Farias Teodoro ao crescimento profissional. Egresso do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tiradentes Sergipe, Vitor passou por empresa de telemarketing, estágio, termoelétrica, intercâmbio e atualmente está como consultor, em  parque eólico de  Ourolândia, na Bahia.

Ele revela que a graduação foi importante para ampliar sua visão de mercado.

“O ensino superior impactou minha vida da forma que me propus a ser impactado, pois me dispus a viver experiências de voluntariado que é possível e viável durante a graduação. A Unit teve importância na minha formação por conta dos desafios que tive a oportunidade de me inserir, a exemplo do movimento Empresa Júnior”, relembra.

Durante a graduação, Vitor participou de eventos acadêmicos focados em fomentar liderança e empreendedorismo. O conteúdo interdisciplinar o fez entender a responsabilidade social do profissional.

“Esses eventos me fizeram abrir os olhos ao que realmente importa, que é a busca pelo desenvolvimento pessoal e a relevância de nossas ações para a sociedade. A partir daí, minha rotina era estágio voluntário, estudo de outro idioma, intercâmbio. Participei dos movimentos  Empresa Júnior, Movimento Choice, Fundação Estudar, Júnior Achievement. É importantíssimo a busca por experiências durante a graduação. O voluntariado é  o elo entre a academia e sociedade, o elo entre os problemas sociais e as necessidades acadêmicas”.

Unit Carreiras

Para percorrer esse caminho, Vitor contou com auxílio do Unit Carreiras. Por meio desse departamento, o acadêmico e egresso recebe entendimento e suporte sobre empregabilidade com consultorias e oficinas sobre elaboração de currículo, preparação para processos seletivos, documentação de estágio, planejamento de carreira e até mesmo organização do horário de estudo diante desta nova realidade.

Por conta da pandemia, o serviço do Unit Carreiras adaptou suas atividades ao meio virtual e realiza o Programa Carreiras Virtual. Os serviços da central de estágio, como documentação, convênio, assinatura de contratos, recebimento de relatórios, entre outros, estão sendo tramitados por e-mail de forma digitalizada. Em relação aos aconselhamentos, os alunos podem solicitar via e-mail: carreiras@unit.br, que um horário é agendado para o atendimento acontecer por videochamada.

Já as vagas de estágio e emprego são anunciadas, diariamente, no Sistema Carreiras, disponível no Magister de alunos e egressos.

“Hoje, atuo como Analista Ambiental na execução, supervisão de campo e gestão relativa a programas básicos ambientais inerentes à operação de complexo eólico. Na Unit, contei com apoio do Unit Carreiras, setor que orienta estudantes e egressos, bem como busca parceria e disponibiliza contato com os entes contratantes no mercado de trabalho”.

Leia mais aqui.

Compartilhe: